Saiba a forma correta de aplicar herbicida com adubo foliar em pastagem

Produtor quer tratar área de pastagem antiga com mistura de herbicida com adubo foliar e agrônoma orientou quanto à ordem certa dos fatores para concluir o manejo

O telespectador Wanderlei Barbosa, de Cláudio-MG, disse ao Giro do Boi que quer tratar de uma área de pastagem formada há bastante tempo. Conforme contou Barbosa, ele quer saber se pode aplicar herbicida com adubo foliar, já que o local está bastante infestado pelas plantas daninhas.

ANÁLISE DE SOLO

No programa desta terça, dia 18, quem atendeu o telespectador foi a engenheira agrônoma Andreza Cruz. De acordo com a especialista, antes de tratar a área de pastagem, o produtor deve fazer análise de solo. “Temos que saber como está esse solo quanto a acidez, alumínio, nutrientes disponíveis. Ou a sua adubação, seja ela através do solo ou folha, poderá ter pouca eficiência”, advertiu.

MACRONUTRIENTES

Logo depois da análise de solo, a agrônoma disse que é importante realizar as correções necessárias. “Após feita análise de solo, da correção com calagem e gessagem, se necessário, pode ir para o ajuste de macronutrientes. Eles são aqueles exigidos em alta quantidade, como nitrogênio, fósforo e potássio. Portanto, o custo x benefício desses adubos no solo fica mais interessante”, apontou.

MICRONUTRIENTES

Em seguida, Cruz salientou que a adubação foliar serve para corrigir sobretudo a demanda da pastagem por micronutrientes. “Eles são exigidos em menor quantidade pelas plantas. Estes se fixam facilmente no solo, tornando-se indisponíveis. Nesse caso, a absorção desses nutrientes pela folha é mais eficiente”, explicou.

Além disso, Andreza especificou outro uso do adubo foliar. “É para resposta rápida a algum nutriente que esteja em desequilíbrio, que se identificou por manchas ou alterações nas estruturas das folhas. Daí, a quantidade necessária vai depender de uma análise bromatológica”, indicou.

A ORDEM DOS FATORES…

Segundo a especialista, o uso do herbicida com adubo foliar pode servir para potencializar a ação do defensivo, seja ela contra as plantas daninhas ou até contra insetos e pragas. “Nesse caso, é possível usar na mistura da calda. Quanto a qual adubo foliar usar, pode ser qualquer um. Mas cuidado, pois, dependendo dos componentes desta mistura e a ordem em que são postos, pode ocorrer uma precipitação da calda”, alertou.

Em conclusão, para que a mistura de herbicida com adubo foliar seja bem feita, a agrônoma lembrou de algumas dicas. “Para evitar esse tipo de problema, procure utilizar na seguinte ordem. Primeiro o adjuvante, depois o herbicida, seguido do óleo mineral e, por fim, acrescente o adubo foliar”, orientou.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista. Acesse o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa da agrônoma Andreza Cruz pelo vídeo a seguir: