Estas 3 dicas vão manter a saúde dos cavalos no frio 

Temperaturas baixas também podem influenciar negativamente no desempenho da tropa. Saiba como minimizar este problema

O Giro do Boi desta terça-feira, 23, apresentou três importantes dicas para manter a saúde dos cavalos nessa época de baixas temperaturas. Os conselhos foram do médico veterinário Ricardo Moraes. A reportagem faz parte da série Manejo de Tropa. 

“O que fazer para melhorar a condição de saúde dos nossos animais e protegê-los dessas temperaturas um pouco mais baixas?”, pergunta Moraes. Para o especialista, a resposta está em três passos. Confira.

1º passo. Ficar atento ao consumo de água dos animais, pois o cavalo não gosta de água gelada. Para ele é importante fazer com que o animal mantenha seu consumo para evitar problemas como as cólicas.

2º passo. Ficar atento à condição da forragem. Segundo Moraes, é importante checar a quantidade e qualidade do volumoso que o cavalo está comendo.

 3º passo. Estar com a carteira de vacinação da tropa sempre em dia é um bom caminho para que os cavalos não tenham a imunidade abalada. Nessa hora, cheque então as aplicações de vermífugos e de vacinas.

“Com essas medicações em dia, a tropa estará sempre com um sistema imune bem e blindado. Elas são importantes para a manutenção da saúde dos animais”, diz Moraes. Acompanhe o trabalho e demais dicas do especialista pelo Instagram @ricardo.moraes.vet.

Confira no vídeo abaixo a reportagem na íntegra: