Quem leva a melhor: touro alemão ou britânico?

O zootecnista Alexandre Zadra esclarece dúvida sobre as características das raças Gelbvieh e Devon

O Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 27, tirou a dúvida do pecuarista Daniel Nasser, do nordeste paranaense. Ele perguntou qual a melhor raça de touro para cruzar com fêmeas Tabapuã, Brahman e Santa Gertrudis: Gelbvieh, de origem alemã, ou o britânico Devon?

Quem esclareceu o assunto foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em raças, genética e cruzamento industrial, e autor do blog “Crossbreeding”. Para ele é necessário saber das características entre as duas raças.

Gelbvieh

É uma raça alemã de dupla aptidão. Pode ser utilizada tanto para a produção de carne quanto de leite. É uma raça que rende uma boa musculatura.

Devon

É uma raça britânica de menor porte em comparação ao Gelbvieh. Exatamente por causa do seu porte, o touro produzirá filhas menores e com um pouco mais de precocidade sexual.

Qual a opção?

Apesar das características das raças, o especialista recomenda que, antes de decidir entre uma e outra, o recomendável é o uso de touros provados em programas de melhoramento genético. Esse é o segredo para animais que farão diferença na fazenda.

“De um modo em geral, você fará com Devon animais mais precoces do que com o Gelbvieh. Mas com o Gelbvieh você fará fêmeas de maior porte. E depois de uma ou duas crias, você pode abatê-las muito pesadas. Então, só utilize touros provados e avaliados por algum programa de melhoramento. A chance de sucesso é muito grande porque a diferença entre touros é muito maior do que a diferença entre as raças”, diz Zadra. 

Veja a resposta completa pelo vídeo abaixo:

Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda. Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].