Vaca mal nutrida pare bezerro que rende 1,5@ a menos na hora do abate

Confira doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)

Uma vaca mal nutrida vai gerar um bezerro que, lá na hora do abate, vai render cerca de 1,5 arroba a menos de carne.

Essa é a constatação de um estudo do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no município de Colina (SP).

A autarquia está vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O problema está relacionado a um termo que pode parecer esquisito: programação fetal. O tema foi o destaque do Giro do Boi desta sexta-feira, 12.

A reportagem do programa conversou com os pesquisadores da APTA, o doutor em zootecnia, Gustavo Rezende Siqueira e Iorrano Cidrini, doutorando em zootecnia.

O que é programação fetal?

Lote de bezerros na desmama. Foto: Divulgação
Lote de bezerros na desmama. Foto: Divulgação

“Programação fetal é pensar na nutrição do bezerro ainda dentro da barriga da vaca”, diz o Siqueira.

A nutrição da fêmea pode afetar o bezerro, determinando o potencial de ganho de peso do bovino do quanto de alimento ela tem à disposição.

O pesquisador lembra que esse tipo de estudo nasceu analisando humanos, mas que, agora, também passa a ser estudado em animais de produção de carne e de leite.

A vaca é uma fábrica de carro

Rebanho de vacas Nelore com bezerros de genética Angus ao pé. Foto: JMMatos
Rebanho de vacas Nelore com bezerros de genética Angus ao pé. Foto: JMMatos

O pesquisador faz uma analogia entre a vaca e uma fábrica de carros. Num país onde há pouco combustível, o fabricante vai produzir carros menos potentes, com motor 1.0, e que consomem menos gasolina.

Já se o país tem combustível à vontade. A produção de carros mais potentes sobe, com motorização, 2.0. A referência se encaixa bem para mostrar que o pasto é o país e a vaca da fábrica de carro.

Portanto a vaca vai gerar um bezerro com maior ou menor potencial de ganho de peso, dependendo do nível de alimento que ela vê ao redor dela. 

“Então a vaca gestante no cerradão brasileiro, passando fome num pasto rapado, já manda uma mensagem para o bezerro: ‘Meu filho, nasça com um motor 1.0 por aqui está faltando gasolina’”, diz Siqueira.

A consequência disso é o nascimento de um bovino com potencial genético muscular baixo, o que vai influir num ganho de peso bastante limitado, segundo o pesquisador.

Pesquisadores fazem a prova dos nove sobre a programação fetal

Vaca com bezerro ao pé. Foto: Divulgação
Vaca com bezerro ao pé. Foto: Divulgação

O pesquisador Iorrano Cidrini foi o responsável por conduzir o estudo que fez a prova dos nove sobre a programação fetal das vacas.

A avaliação acompanhou as fêmeas 150 dias antes do parto, e monitorou os bezerros nascidos até o momento de abate, com terminação em confinamento.

Foram avaliadas dois lotes de fêmeas prenhes. Um piquete tinha vacas com boa oferta de pasto, e, no outro, vacas com restrição de pasto por conta da alta taxa de lotação.

“O estudo foi feito com vacas com escore corporal semelhantes com a mesma condição de sal mineral e água, porém, em um dos pastos, dobramos a lotação”, diz Cidrini.

O resultado foi de uma safra de bezerros de peso mais baixo vinda das vacas com restrição nutricional. O animal foi desmamado e foi terminado no sistema de Recria Intensiva a Pasto.

No momento do abate, o boi gordo, filho da vaca que passou fome, tinha 20 quilos (1,3 arrobas) a menos em comparação ao gado nascido de vacas com boa oferta de alimento.

Especiais da APTA

Ao todo serão 19 reportagens, de todos os ciclos de produção de carne de qualidade, que serão exibidas no programa Giro do Boi todas as semanas.

O programa de TV vai ao ar de segunda à sexta no Canal Rural, às 7h00 (horário de Brasília).