Vaca lambendo urina: saiba o porquê disso e como corrigir

Problema pode estar relacionado a uma deficiência nutricional, de acordo com o médico veterinário Guilherme Vieira. Confira

É normal uma vaca lamber a própria urina? A dúvida veio do telespectador e pecuarista André Faria, do município Itapecerica (MG).

Ele escreveu ao Giro do Boi dizendo que tem notado que sua vacada de corte e de leite está fazendo isso.

O esclarecimento foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 14. Quem respondeu foi o médico veterinário Guilherme Vieira, embaixador de conteúdos do Giro.

“Essa é uma doença chamada síndrome do apetite depravado ou perversão do apetite. Isso pode levar a geofagia que é o animal comer pedaço de tijolo, comer pedra, lamber parede ou a legnofagia que o animal que come casca de árvore ou casca de cerca”, diz Vieira.

A principal causa da síndrome do apetite depravado é a deficiência de cloreto de sódio, ou, popularmente, o sal mineral.

O especialista também aponta outras causas como uma estrutura de cocho limitada que impede que os animais tenham um fácil acesso ao mineral.

Como corrigir essa síndrome?

O primeiro para corrigir isso é fazer a separação desses animais em um piquete exclusivo e oferecer o trato mineral adequado para essas vacas.

O especialista indica oferecer um sal mineral específico para a lactação, que é facilmente encontrado à venda.

“Geralmente, o sal lactação tem de 90 a 120 gramas de fósforo e tem uma quantidade níveis de cloreto de sódio que vão atender as necessidades dos animais”, diz Vieira.

O trato pode ser feito dentro de 15 a 20 dias para os animais se recuperarem e esta em dia com a ingestão de mineral.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].