Boi gordo: cocho certo na TIP não faz pecuarista jogar dinheiro fora. Saiba o porquê

Zootecnista e pecuarista falam sobre estruturas de cocho adequado para terminação de gado em sistema intensivo a pasto

A produção de boi gordo está cada vez mais acelerada e melhor ainda: mais econômica. O sistema de Terminação Intensiva a Pasto (TIP) está fazendo os produtores a lucrar mais gastando muito menos.

A TIP trouxe o conceito da eficiência nutricional de bovinos de corte própria dos confinamentos para o ambiente da pastagem.

“A infraestrutura de TIP vem ficando mais eficiente e mais barata de ser implantada. Antigamente eram usados cochos de concreto, estruturas metálicas pesadas muito robustas”, diz o zootecnista Eduardo Catuta, gerente regional da empresa Novanis-Agroceres.

Catuta, de Cuiabá (MT), e o pecuarista Carlos Lyra, gestor da fazenda São José, no município de Ji-Paraná (RO), participaram do programa Giro do Boi desta segunda-feira, 11.

Eles falaram como a TIP tem ganhado cada vez mais atratividade para a produção de boi gordo. O destaque se relaciona aos acertos nas estruturas, como o cocho dos animais.

Estrutura mais econômica de engorda do gado

Exemplo de estrutura de cocho para produção de bovinos de corte na terminação intensiva a pasto (TIP). Foto: Divulgação
Exemplo de estrutura de cocho para produção de bovinos de corte na terminação intensiva a pasto (TIP). Foto: Divulgação

A nova estrutura deixou de ser muito pesada e cara, e, agora, conta com componentes como a madeira, inclusive de de reflorestamento, e até borrachões de descarte de mineradora.

Os piquetes no pasto ficaram menores. Agora são até dez hectares e comportam de cinco a dez bois por hectare.

“Com isso a gente vem conseguindo aumentar o número de animais aumentar o giro e com muita estrutura que hoje deve tá custando aí entre R$ 700 a R$ 1000 a menos. A metade do preço que era a estrutura anterior”, diz Catuta.

Cocho na medida certa

Estrutura de cocho deve proteger o alimento do gado contra a chuva e o vento. Foto: Divulgação
Estrutura de cocho deve proteger o alimento do gado contra a chuva e o vento. Foto: Divulgação

O cocho do rebanho se mal implantado e se estiver no tamanho errado pode levar a muito desperdício para o fazendeiro. Chuva e vento podem levar o alimento do gado embora, segundo Lyra.

“Quando decidimos aperfeiçoar um pouco mais a TIP, uma das preocupações foi o  redimensionamento do cocho tentando no aproveitamento melhor”, diz Lyra.

A estrutura de cocho recomendada por Catuta é de uma estrutura com uma cobertura de 2 metros de altura e de quatro a cinco metros de largura, além de uma inclinação para proteger bem o alimento do gado.

A estrutura ainda precisa garantir um bom acesso aos animais nos corredores, além de facilitar a circulação dos animais. Confira no vídeo acima todos os detalhes para um bom planejamento de uma estrutura eficiente de engorda de bovinos na TIP.