Como encurtar a recria de 18 para apenas seis meses? Especialista tem a resposta

Confira as dicas do médico veterinário Guilherme Vieira, coordenador e professor da VeteAgroGestão e VagCursos

Como encurtar a recria de 18 para apenas seis meses? O médico veterinário Guilherme Vieira pode ter a resposta. Ele inclusive já fez alguns estudos em que até quatro meses o bezerro desmamado já está pronto para terminação na engorda.

“A dificuldade é que a recria é o ciclo mais longo da pecuária atualmente. Ela chega a se estender de 1 ano a 1,5 ano (18 meses)”, diz Vieira.

No entanto, essa aceleração dependerá de uma nutrição baseada tanto em pasto quanto em suplementação, além de uma boa sanidade dos animais.

Vieira foi o entrevistado do programa Giro do Boi desta segunda-feira, 25. O especialista é coordenador e professor da VeteAgroGestão e VagCursos.

Seca, pior momento para a nutrição na recria

Bovinos em área de pasto na seca. Foto: Divulgação
Bovinos em área de pasto na seca. Foto: Divulgação

Os desafios para uma produção de bovinos de corte, com a recria, está justamente o período de seca. Este é o pior momento para a nutrição dos garrotes recém desmamados.

Por isso que o pecuarista, que quer turbinar a recria, precisa ter o planejamento da fazenda muito bem alinhado. Aí será necessário ter pasto, que é essencial para essa nutrição, e, ainda, dispor de opções de volumoso, proteinado e suplementação.

“Não tem jeito. Temos de partir para a tecnologia. Entre os resultados estão ganhos médios diários (GMD) de peso de 700 gramas a 800 gramas. Teve boi que engordou até 1,2 quilo por dia”, diz Vieira.

Super aditivos para a nutrição de bovinos de corte

Bovinos com suplementação no cocho. Foto: Divulgação
Bovinos com suplementação no cocho. Foto: Divulgação

Entre as tecnologias de nutrição do momento está o super aditivo, segundo Vieira.

“A grande dica é que estamos na era dos super aditivos. O que são esses super aditivos? Antigamente quando se pegava todos os livros de nutrição de ruminantes diziam que o boi não precisava comer aminoácidos e vitaminas porque o rúmen sintetizava isso. Hoje não é mais assim”, diz o especialista.

Para ele, esses componentes nutricionais podem entrar na dieta dos animais e estão fazendo com que os animais desempenhem cada vez mais.

Os nutrientes são misturados no proteinado ou na silagem, e faz uma grande diferença para a engorda dos animais.

Saúde animal em dia é essencial para a engorda do bovino

Vacinação de gado. Foto: Tony Oliveira/CNA
Vacinação de gado. Foto: Tony Oliveira/CNA

Outro ponto que não pode ser esquecido é também a sanidade dos animais, pois é ela que, de fato, levará os bovinos a desempenhar bem no pasto e no cocho.

“O sucesso da fazenda está diretamente ligado à sanidade do bezerro. Por isso, para iniciar um trabalho para uma boa recria é preciso estar com a saúde dos animais. O que mata bezerro é verme”, diz Vieira.

Confira no vídeo acima os detalhes desse modelo de aceleração da recria que pode elevar os ganhos da produção de boi pronto e adaptado para o abate.