Pasto: 19 dicas para turbinar a comida mais barata do boi

Confira a entrevista com o engenheiro agrônomo Wagner Pires. O especialista em pastagens tirou a dúvida dos telespectadores do Giro do Boi

Quer acertar no pasto para o seu boi? Confira abaixo as 19 dicas para turbinar esta que é a comida mais barata que há para a pecuária brasileira.

O Giro do Boi desta quinta-feira, 30, recebeu o engenheiro agrônomo Wagner Pires. O especialista em pastagens tirou a dúvida de diversos telespectadores.

Pires é pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP, consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z”.

  1. A Brachiaria Cayman já está disponível no Brasil? Qual a quantidade por hectare é o recomendável? – Leonardo Macieira, Magé (RJ).

Wagner Pires – Sim, a Brachiaria Cayman está disponível. Esse material é tão sofisticado e tão bom porque ele não tem aquela incrustação grande e, por isso, não vira uma bola de semente. A recomendação deles é 8 quilos de semente por hectare. Clique aqui e saiba mais sobre essa cultivar.

  1. Seria uma boa a adubação para grama tifton recém plantada? – Arseu Hensel, Santa Helena (PR).

Pires – Sim, é muito bom porque a Tifton é uma gramínea muito exigente em fertilidade do solo. Então se você quer ter produtividade na sua gramínea aduba ela.

  1. Qual a altura ideal para entrar com o gado no capim Mombaça? – Otoniel Barros, Santa Maria da Vitória (BA).

Pires – Em termos de fertilidade, se adubado você pode rebaixar um pouquinho, mas se não, é mais alto. Normalmente a em regra é de entrar aí na faixa dos 60 70 centímetros e sai nos 40 centímetros.

  1. Como deve ser feita a adubação após a retirada dos animais do pique de Mombaça? – Geraldo Silva, São João Del Rei (MG).

Pires – Isso vai de acordo com a taxa de lotação que você está trabalhando. A resposta que o seu passo, se você tem um rotacionado mais intensivo, o interessante é você trabalhar na faixa de 150 a 200 quilos de nitrogênio no ano, distribuído nos diferentes pastejos.

  1. Gostaria de fazer rotacionado com o capim MG-12 paredão, o pasto se desenvolve em solo arenoso? – Járede Miler, Arinos (MG)

Pires – Dá certo, sim. Pode fazer em solo arenoso. Não tem problema. Toda gramínea gosta mais de solo arenoso do que de solo argiloso. O importante é você trabalhar a fertilidade.

  1. Compensa adubar solos mais fracos e arenosos? – José Meira, Presidente Prudente (SP)

Pires – Claro que compensa. O que não compensa é ficar com baixa rotação. O pasto é uma cultura e uma lavoura. Vamos corrigir e melhorar o solo. Faça isso à medida que o seu bolso permite. Estabeleça uma meta de curto e médio prazo e vai corrigindo gradativamente eu garanto que vai ter um bom resultado.

  1. Qual tipo de capim posso plantar em uma determinada área? Uma área muito arenosa e que nos tempos da chuvas ela fica bem encharcada. Não consigo trabalhar com tratores nesta área. – Gustavo Augusto do Prado, Durandé (MG).

Pires – O problema não é de sua área ser arenosa. O problema é o encharcamento nas águas. Esse é o fator limitante. Por isso eu recomendaria plantar o Cayman. Cayman significa o quê? Jacaré. Então é um capim que tolera lâmina de água e tolera encharcamento de 30 a 40 dias. Clique aqui e saiba mais sobre essa cultivar.

  1. Trabalho numa fazenda com 140 tarefas (uma tarefa equivale a 3 hectares no CE, AL e SE, porém na BA uma tarefa equivale a 4,3 hectares, ou seja, 140 tarefas = 600 hectares). Lá, temos pastos entre 6, 8 e 15 tarefas, num total de 9 pastos de braquiária, rodando com lote de 100 animais cada. Seria necessário padronizar esses lotes? Depende da altura do capim? – José Raimundo, Cruz das Almas (BA). 

Pires – O ideal é fazer o contrário. Ao invés de padronizar o lote, você vai organizar os teus pastos. Não pode você sair de um de oito e para um de 25. Você tem que trabalhar com 10% de variação de um para o outro para você rodar dentro do rotacionado.

  1. Tenho capins colonião e jaraguá, quero acabar com eles. Qual seria minha alternativa? – Elimar Arraes, Cavalcante (GO).

Pires – Pode aplicar glifosato.

  1. Meu sítio tem 15 hectares. Estou fazendo piquetes para rotacionar a boiada. Já fiz alguns piquetes com BRS Kurumi, e o BRS Capiaçu para silagem. Gostaria de saber se posso fazer algum piquete com o MG-12 Paredão ou Zuri. Qual melhor para aguentar melhor nosso inverno com geadas? – Acir Molina, Arroio dos Ratos (RS).

Pires – Os Panicuns, de uma maneira geral, são bons e aguentam a geada.

  1. Qual o melhor custo benefício para irrigar cada hectare de Mombaça? Tenho uma caixa d’água de 5 mil litros, de 7 metros de altura. – Pedro Brito, Almenara (MG) 

Pires – Vale a pena investir para irrigar, mas é preciso ter um volume de água maior que 5.000 litros, pois não vai dar suporte para uma área grande.

  1. Sobre plantas daninhas, se sabe que possuem elevada produção de sementes facilitando sua propagação, ou seja, elas necessitam de radiação solar para iniciar sua germinação. Com a Palhada abafando este banco de sementes eu conseguiria impedir a infestação? – Lyron, São Carlos (SP).

Pires – Impedir não dá, mas você e segura bastante. A palhada ajuda a evitar o desenvolvimento dela. No entanto, uma vez que ela consegue romper a palhada, aí, só matando ela.

  1. Quais as forrageiras para se plantar no inverno gaúcho, as opções? E quando começar esse plantio? – Nilson Rafael, Camaquã (RS) e Zidane Alencar, Lagoão (RS)

Pires – É possível plantar híbridos. De uma maneira geral, eles são mais tolerantes ao frio do que as demais variedades. Tem o Mulato II que aguenta legal, tem a Cayman e o próprio Camelo, que aguenta bem no Sul. Clique aqui e confira outras informações do Mulato II.

  1. Meu pasto está degradado, já passei defensivo nas plantas daninhas, também o Glifosato para matar o capim nativo e aos poucos o brizantão. Agora tenho a ideia de plantar o capim MG-5, sem precisar arar a terra. Dará certo essa minha opção? – Martiney Martins, Sena Madureira (AC)

Pires – Eu não recomendaria. O melhor é fazer um preparo bom do solo porque você vai trocar de gramínea. Então, vai ter inevitavelmente um banco de sementes. Quando você faz o preparo do solo, tomba e passa a grade, pelo menos, nos 20 primeiros centímetros, você joga esse banco de semente lá para baixo. E aí você vai ter um resultado melhor.

  1. Posso utilizar forragem de milho e rama de mandioca para oferecer ao gado leiteiro? Lúcia Siqueira, Cordilheira Alta (SC).

Pires – Pode dar sim, mas você deve tomar cuidado com a mandioca. Ela tem variedades que são mais tóxicas.

  1. Sobre a brachiaria híbrida Mavuno, ela se adapta bem a minha região? – Lucas Estrambek, Ribeirão Claro (PR).

Pires – É um bom material, mas ele é exigente em fertilidade.

  1. Plantei capiaçu, quero fazer  silagem  para vaca leiteira. Uma dúvida: quando  sei que é a melhor hora de corte e também se vou perder nutrientes para vaca leiteira? Como faço essa silagem? – Roberto Silva, Birigui (SP).

Pires – Normalmente você vai fazer a silagem dos 90 aos 120 dias. É o momento ideal para você fazer a silagem e ter um bom uma boa produção de matéria seca.

  1. Orientações de como fazer a silagem de capiaçu para o gado leiteiro, mas queria armazenar em uma área no chão ou trincheira. Como devo fazer? – Claudio Lima, Aparecida (SP). 

Pires – Silagem de capim é a mesma coisa que de milho ou de sorgo. O único cuidado é que a silagem de capim tem muita água. Na hora que você compactar vai perder um pouco dessa água e, aí, você vai juntando e,compacta direitinho que você vai ter um bom resultado.

  1. Qual adubo líquido devo usar na grama estrela africana? – Nereu Baccin, Ipuaçu (SC).

Pires – Tem hoje no mercado um nitrogênio de solubilização mais lenta. Ele chega a levar três meses para solubilizar esse nitrogênio.