NUTRITIVA E ECONÔMICA

Silagem: conheça os segredos para não perder 40% dessa comida do gado

Confira os detalhes na entrevista com o médico veterinário Marcos Rezende, integrante da equipe técnica e comercial da empresa Nutricorp

A silagem é a grande estratégia de nutrição para bovinos de corte para a época da seca. Apesar de ser uma das formas mais econômicas de se produzir comida para o gado, o mal manejo pode levar a perdas de 40% deste alimento. Assista ao vídeo abaixo e saiba em detalhes como se livrar desse prejuízo.

Quem deu detalhes sobre os segredos para uma boa produção de silagem foi o médico veterinário Marcos Rezende. Ele foi o entrevistado no programa Giro do Boi desta segunda-feira, 29.

“Os problemas na silagem são corriqueiros e de âmbito nacional e mundial. Os problemas têm sido os mesmos, como deficiências de maquinário, de lona e inoculante que não chegam”, diz Rezende.

Ele é integrante da equipe técnica e comercial da empresa Nutricorp. Entre os serviços prestados pela empresa está justamente o processo de silagem para o gado.

Compactação da silagem é um dos grandes segredos

Processo de compactação da silagem. Foto: Divulgação/Nutricorp
Processo de compactação da silagem. Foto: Divulgação/Nutricorp

Entre os segredos de uma boa silagem está a compactação do material. Isso significa a retirada de todo o ar da massa colhida e depositada no silo.

“Se você não vedar, não tirar todo ar de dentro do silo, a silagem pode ser prejudicada”, diz o especialista.

As perdas podem ser grandes. Há estimativas de que as perdas causadas pela má fermentação da silagem podem chegar de 20% a 40%.

Época de preparo da silagem para o gado 

Vista de silos de silagem em fazenda. Foto: Divulgação/Nutricorp
Vista de silos de silagem em fazenda. Foto: Divulgação/Nutricorp

Com a chegada do inverno, o pecuarista que se planejou e reservou o capim ou uma lavoura de cereal está no exato momento de produção da silagem.

Muitos produtores estão colhendo a sua matéria verde e a estocando em silos para fermentação.

O uso de um bom inoculante é também uma peça fundamental para a preservação da silagem, bem como para o aproveitamento de todos os nutrientes da matéria seca.

“Com uma boa inoculação eu faço bastante fermentação láctica que é uma fermentação através de lactobacilos que vai me garantir mais glicose e mais energia na silagem”, diz Rezende.

Outro grande segredo no uso da silagem está na retirada do alimento na medida certa para a nutrição do gado do dia.