66,3% do território brasileiro estão preservados, afirma Embrapa

Países com territórios igualmente relevantes preservam em média 10%, destacou Evaristo de Miranda, pesquisador chefe da Embrapa Territorial

Em visita recente da equipe de reportagem do Giro do Boi à sede da Embrapa Territorial, em Campinas, o pesquisador chefe do centro de pesquisa, Evaristo de Miranda, destacou porque o agro brasileiro é o mais sustentável do mundo. Segundo dados da primeira leva de estatísticas do CAR, o Cadastro Ambiental Rural, é possível afirmar que os brasileiros preservam 66,3% de todo o seu território com vegetação nativa, contando com áreas protegidas como parques nacionais, áreas de conservação, reservas indígenas e áreas de proteção dentro dos imóveis rurais. A média mundial de preservação é de cerca de 10% de seus respectivos territórios.

Para manter esta vegetação nativa que está dentro de propriedades rurais preservada, os produtores investem por ano cerca de R$ 20 bilhões, incluindo gastos com cercas, limpeza de aceiros, monitoramento de áreas e outras atividades do tipo.

Confira no vídeo abaixo todos os números de sustentabilidade do agro brasileiro reunidos pelo pesquisador chefe da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda: