Adaptação do produtor às novas ferramentas de comunicação é “revolucionária”

Zootecnista destacou a rapidez com que pecuaristas se adequaram ao gerenciamento de propriedades e também à capacitação técnica à distância

Os obstáculos físicos impostos pelas pandemia de Covid-19 podem estar servindo de catalisador para uma verdadeira revolução nos campos do Brasil. Com a missão de continuar produzindo alimentos para todo o planeta em um momento crítico, além de cuidar da saúde e do sustento próprio e de seus funcionários, os produtores rurais brasileiros conseguiram se adaptar rapidamente a novas ferramentas que permitem intensificar a gestão, e a comunicação de maneira geral, mesmo à distância.

Quem falou sobre o assunto ao Giro do Boi desta quarta-feira, dia 15, foi o zootecnista e diretor de relacionamento com pecuaristas da Friboi, Fábio Dias.

“É uma mudança que provavelmente a gente não vai ver retorno. A gente está aprendendo muito rápido a se comunicar, a trabalhar mesmo de forma remota e está funcionando. As pessoas estão conseguindo, […] é quase revolucionário o uso de todas estas ferramentas e o quão rápido as pessoas já se adaptaram a utilizar estes webinários, reuniões virtuais. Tem gente que está gerindo a fazenda de forma remota e parece que está tendo bastante sucesso nisso, fazendo reuniões diárias, dando algumas dicas, faz uma reunião logo cedo, faz uma reunião no final do dia, chamando de check in e check out para ver, para se manter perto da equipe. […] Antes a gente fazia quase que como um luxo, por conferência por telefone. Agora usar imagem passou a ser parte do dia para se ver, para ter o contato e eu estou vendo as fazendas se adaptando rápido e nós, nas fábricas, também”, ressaltou.

Revolução digital vai transformar o patamar de resultado da pecuária, afirma especialista

Não pode sair de casa? Veja 5 pilares da gestão à distância de sua fazenda

Para aumentar as opções de conteúdo técnico aos produtores em meio à pandemia, a própria Friboi, a Coan Consultoria e TecnoBeef formaram parceria para apoiar a realização da primeira edição do Webinar Giro do Boi – Confinamento Brasileiro. O evento começa às 8h30 e terá transmissão gratuita pelo aplicativo Zoom, de onde os participantes poderão enviar suas perguntas, além de Facebook, Instagram e Youtube. Veja a programação completa e como fazer a inscrição nos links abaixo:

Estudo reúne práticas mais modernas de manejo nutricional em confinamento

Qual será a viabilidade econômica do 1º giro do confinamento em 2020?

Webinar Giro do Boi – Confinamento Brasileiro: inscrição

“O mercado todo já passou a gostar de webinários e de lives e a gente já vai fazer uma agora amanhã. Vamos fazer uma série de quatro eventos de bastante densidade de conteúdo com gente de primeira linha nestas próximas semanas, usando sempre as quintas-feiras a partir de 8h30 da manhã”, completou Fábio Dias.

O webinário da próxima semana, dia 23, será reservado para o lançamento do programa Fazenda Nota 10, uma transformação do Conexão Gestão, projeto que beneficiou 30 pecuaristas com capacitação em gerenciamento de fazendas de gado de corte para aumentar produtividade e renda.

“Vamos lançar ele a partir da semana que vem. Mudamos o nome dele (Conexão Gestão) para Fazenda Nota 10 e ele é um programa de gestão de gente e da fazenda, de gente e gestão de métricas. Ele vai ser todo baseado em reuniões virtuais, então nós temos um consultor que vai ficar cuidado do grupo e a produtividade vai aumentar bastante. A gente tem um projeto de colocar 130 fazendas dentro do programa agora. Você vê como as coisas mudam com a internet, a gente tem 30 (fazendas) em dois anos de trabalho, foram três grupos com três consultores visitando as fazendas. É muito difícil visitar, tem que ir na fazenda e um consultor não atende mais do que dez, 12 propriedades de jeito nenhum. Agora a gente passou para esta estratégia virtual e está com esta meta de 130 fazendas. Vamos lançar o projeto os detalhes a gente vai dar na semana que vem, mas a gente está muito animado com o Fazenda Nota 10”, contou o zootecnista.

Ainda em sua participação, o diretor de relacionamento com pecuaristas da Friboi reforçou que a programação para o Circuito Nelore de Qualidade 2020 está confirmada (veja agenda completa abaixo) e também lembrou da opção que o produtor tem de baixar e utilizar o App Friboi Pecuarista para acompanhar abate online e em tempo real dos seus animais, como também sugerir oferta de lotes à companhia.

ACNB divulga novidades no regulamento do Circuito Nelore de Qualidade 2020

Baixe o app ‘Friboi Pecuarista’ para iOS

Baixe o app ‘Friboi Pecuarista’ para Android

Assista a entrevista completa com Fábio Dias pelo vídeo abaixo:

Foto: Reprodução / Prodap