Aplicativo ajuda no cálculo do custo de produção e margem de ganho

Software foi desenvolvido no formato de planilha de Excel e lançado em 2017; pesquisador da Embrapa dá dicas de preenchimento correto dos dados para gerar resultados mais precisos

Na exibição nesta sexta, 12, de mais um capítulo da série especial Embrapa em Ação, gravado na sede do Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Corte, em Campo Grande-MS, o tema em destaque foi gestão. A unidade desenvolveu um programa de computador que pode levar com facilidade ao pecuarista informações de seu custo de produção, sua margem e gerar relatórios para melhorar a tomada de decisão.

Quem falou sobre o software foi o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Fernando Paim (foto), engenheiro agrônomo, mestre em economia rural e doutor em administração rural e sistemas agrícolas. “O desafio é transformar o discurso muito bonito e realmente ter um conteúdo importante. É preciso enfatizar a importância da gestão, somar o discurso à prática, ter elementos concretos e ajudar o produtor a tomar decisões melhores dentro da fazenda”, contextualizou.

O aplicativo foi lançado em 2017 em formato de planilha para Excel, que foi escolhido pela facilidade de acesso. “Embora o aplicativo seja primordialmente uma ferramenta de controle voltada para avaliar situações reais, também é possível usá-la para simular diferentes conjunturas, auxiliando nos processos de planejamento e tomada de decisões”, informa a unidade de pesquisa no material de divulgação do programa.

+ Faça o download do CustoBov

O software contempla, inclusive, a complexidade dos sistemas de produção brasileiros e a heterogeneidade da pecuária praticada em todo o país. “Ele gera o custo de produção e ao mesmo tempo tem vários outros indicadores de resultado, como a margem. […] Claro que não se faz omelete sem quebrar ovos, quer dizer, dá trabalho, precisa alimentar a planilha com dados para ela gerar resultado. Quanto melhor a qualidade dos dados, a acurácia dos resultados será maior”, explicou o pesquisador.

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:

Dúvidas sobre a planilha e mais informações podem ser solicitadas ao pesquisador pelo e-mail [email protected].

Foto: Kadijah Suleiman / Reprodução Embrapa