Brasil possui a pior precocidade sexual de novilhas do mundo

Atualmente, a média de idade da primeira gestação da novilha é com 44 meses. Pietro Baruselli, professor da FMVZ/USP, afirma que o ideal seria a concepção com 14 meses de idade, sendo o primeiro parto aos 24 meses. Isso garantiria um aumento de até 25% em produção de carne.

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Giro do Boi recebeu Pietro Baruselli, que é médico veterinário e Doutor em reprodução animal. Ele falou sobre o grande desafio da falta de precocidade maternal das matrizes brasileiras. Atualmente a média de idade da primeira gestação das vacas é com 44 meses no País. Pietro afirmou que o ideal seria a concepção com 14 meses de idade, sendo o primeiro parto com 24 meses e não 44, dessa forma garantindo um aumento de até 25% a mais em produção de bezerros.

Baruselli apresentou estudos do Cepea apontando que a cada 100 vacas em reprodução, pecuaristas de países concorrentes produzem 80 bezerros. Já o Brasil, a mesma estatística indica uma média de 60 bezerros produzidos. “Isso mostra que ainda temos que melhorar a eficiência de produção na pecuária brasileira”, ressaltou Pietro.

Para que  o produtor consiga pôr em prática esse modelo de produção, será necessário investimento em três importantes aspectos, segundo o professor: Primeira gestação, Reconcepção das primíparas e intervalo entre partos. Baruselli, afirma que já existem produtores brasileiros adotando as diversas tecnologias para atingir a precocidade maternal.