Com novo aplicativo, pecuarista acompanha abate em tempo real e tem histórico de negociações

Depois de inovações no mercado físico e do boi a termo, lançamento surge como novidade para pecuarista controlar negócios pelo celular

Internet banking, mobilidade urbana, comércio eletrônico e até academias de atividade física. O consumidor aderiu aos aplicativos que facilitam as tarefas do cotidiano, seja para organizar a própria agenda ou até selar transações. O agronegócio está inserido nesta realidade. No Brasil, uma pesquisa recente feita pela Friboi com mais de 650 pecuaristas fornecedores atestou que quase 75% destes produtores usam o celular para fechar negócios de alguma forma. Com esta tendência como referência, a indústria lançou em maio o aplicativo ‘Friboi Pecuarista’, uma plataforma que reúnes prestação de serviço, construção de relacionamento e oportunidade de negócios.

Nesta quarta-feira, dia 05, o diretor de novos canais de originação da indústria, Leandro Testa, falou sobre a novidade ao Giro do Boi. “No nosso caso, nós queremos levar serviço, relacionamento e oportunidade negócio na palma da mão para os nossos fornecedores. Esta é a transformação que está por vir no agro. Fala-se muito em Agro 4.0 e é isto. Juntar todas as informações para a tomada de decisão”, explicou.

+ App ‘Friboi Pecuarista’ oferece balcão digital para venda de gado e romaneio de abate em tempo real

Em entrevista, o diretor lembrou a linha do tempo das principais inovações da negociação de gado gordo no Brasil. “A história da comercialização do boi no Brasil ficou praticamente 50 anos com três agentes, o pecuarista, o intermediário e o dono do frigorífico. Com a ampliação das plantas frigoríficas, montaram o time de originação (equipe própria compradores de gado). E em 2004, a Friboi foi mais uma vez pioneira em levar para a pecuária algo que já tinha em outras commodities, que é possibilidade de planejamento a longo prazo. (Por meio do boi a termo) A gente levou a decisão de venda do gado para quando o pecuarista deseja e não para quando o boi está gordo. Imagine que o processo de engorda demora um ano e o pecuarista tem um dia para vender o gado dele, no último momento quando o boi está gordo? Por que, se em todo momento, durante todas as fases de recria e engorda, a gente tem o preço? A gente levou planejamento, oportunidade de escoamento e hoje vê grandes projetos que se derivaram desta segurança”, relembrou Testa.

No próprio mercado físico, o uso do aplicativo Whatsapp já marcou certa inovação ao permitir a negociação por meios das conversas eletrônicas. Agora, com o lançamento do aplicativo, o objetivo é abrir uma nova frente de relacionamento do produtor com a indústria de forma democrática, sem eliminar os formatos tradicionais já estabelecidos.

Além da possibilidade de enviar a sua oferta para abertura das negociações o produtor pode ainda pelo ‘Friboi Pecuarista’ checar todo o seu histórico de transações com a indústria e acompanhar, em tempo real, informações de seu abate no momento em que acontece o processo na fábrica. “Está abatendo a boiada na Friboi, mas está no seu escritório, as carcaças vão passando, vão sendo classificadas e tem o peso online delas”, detalhou o diretor.

“Tem o preço diário na palma da mão no aplicativo. E quem quiser vender, por meio da aba quero vender, basta fazer a oferta. Preencha a quantidade de bois, tem o preço sugerido, pode fazer sua sugestão, e então depende da quilometragem da fazenda, da qualidade do lote, exatamente um reflexo do que acontece no dia a dia. Hoje nós temos o spot para fazer negócio, o boi a termo e o aplicativo. E não significa que pecuarista use o aplicativo e não possa usar o spot, por exemplo. […] As ferramentas se completam e se ajudam, interessa o melhor serviço para os nossos fornecedores”, reforçou.

O gerente de originação da unidade Friboi em Lins-SP, Douglas Castro, validou a ferramenta como boa opção ao pecuarista. “Tudo ficou muito rápido. […] O pecuarista fecha o gado, já percebe qual pode ser o valor, cadastra a oferta no aplicativo e em instantes já tem a resposta para o negócio”, ressaltou.

Até então, cerca de um mês depois do lançamento do aplicativo, disponível para download gratuito para smartphones com sistema Android ou iOS, já são aproximadamente 2.000 downloads. “Queria convidar todos a participar desta era. A Era do Hoje. Isto já está acontecendo. Baixe o aplicativo, utiliza os serviços e faça uma oferta”, convidou Leandro Testa.

Veja as entrevistas na íntegra pelo vídeo abaixo: