Conheça a variedade de capim resistente a cigarrinhas

BRS Ipyporã, cultivar desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte, é de porte baixo, apresenta boa cobertura de solo e é resistente a pragas como cigarrinhas da cana e das pastagens.

Nesta segunda-feira, 03, o Giro do Boi destacou em seu primeiro programa no mês de abril o lançamento de uma nova variedade de forrageira, a BRS Ipyporã. Trata-se de uma espécie derivada do cruzamento entre B. ruziziensis e B. brizantha recomendada para solos de média fertilidade, servindo, inclusive, como substituta para as cultivares Marandu, Xaraés e BRS Piatã.

A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte Cacilda Valle, engenheira agrônoma, mestre em fisiologia de pastagens e doutora em melhoramento de plantas, foi a convidada para detalhar as funcionalidades do capim, resistente a pragas como cigarrinha da cana (gênero Mahanarva) e cigarrinhas de pastagem (gêneros Deois e Notozulia).

“Esta é uma planta de porte baixo. Ela é muito rica em folhas, cobre muito bem o solo e é muito persistente”, adjetivou a pesquisadora sobre a cultivar.

Confira abaixo a entrevista e a apresentação da BRS Ipyporã na íntegra: