Conheça a fazenda que em menos de quatro anos incrementou 4 arrobas no peso da boiada

Em 2013, os animais da propriedade eram encaminhados à indústria pesando uma média de 16,86 arrobas, enquanto que em 2017, quatro anos depois, o peso médio é de 21 arrobas, viabilizando uma produtividade de até 18 arrobas por hectare ao ano.

Nesta terça-feira, 25, foi ao ar a segunda parte da primeira reportagem da 14ª temporada série Rota do Boi, que  retrata o trabalho da Pecuária 3 Muchachas, de Camapuã-MS. Gabriel Junqueira, que é  o gestor responsável pela propriedade, detalhou o manejo realizado com os animais de recria e terminação. No confinamento da fazenda, os lotes são direcionados para as baias, que possuem tamanho menor que o convencional. Segundo Junqueira, esta estrutura permite manejar os animais de forma individual, diminuindo desvios no padrão de carcaça.

Veja aqui a primeira reportagem sobre a Fazenda 3 Muchachas na 14ª Rota do Boi Pecuária 3 Muchachas: adubação e rotação geram aumento de 150% na produtividade

O resultado foi percebido pelo aumento do ganho de peso dos bovinos terminados em cocho. Em 2013, os animais da propriedade eram encaminhados à indústria pesando uma média de 16,86 arrobas, enquanto que em 2017, quatro anos depois, o peso médio é de 21 arrobas, viabilizando uma produtividade de até 18 arrobas por hectare ao ano.

Mas o trabalho não termina quando o boi é entregue ao frigorífico. Com informações das carcaças, todos os aspectos são comparados para identificação de variações e suas causa, que podem ser genéticas, nutricionais e até mesmo sanitárias. Desta forma, a equipe da fazenda descobre que o trato deve ser modificado para que o produto final esteja sempre de acordo as exigências do consumidor, a cada dia mais exigente.

Veja mais detalhes do sistema produtivo da Pecuária 3 Muchachas no vídeo abaixo: