Exigência aumenta e indústria da carne reforça ações dedicadas ao bem-estar

Além do ponto de vista ético, tratamento adequado aos animais melhora a qualidade do produto; veja as principais ações dedicadas ao bem-estar e faça download de publicações atualizadas sobre o tema

Enquanto cresce a exigência de clientes com relação ao bem-estar dos animais, a indústria de carne bovina se esforça para repassar a importância do tema aos seus fornecedores e os resultados destas ações aos consumidores finais. Nesta quarta, dia 16, o coordenador da área de bem-estar da JBS, Éverton Andrade, falou sobre o assunto em entrevista.

“Nós estamos sentindo que cada vez vez o cerco está apertando. A exigência, além do consumidor, vem do nosso cliente e está crescendo cada vez mais. 2018 foi um ano em que nós tivemos muitas exigências e estamos correndo para informar principalmente os produtores destas demandas através do mercado que está pedindo cada vez mais transparência da empresa no bem-estar. A gente classifica como uma questão ética, tratar bem os animais, e tem também a questão da qualidade do produto final, que é muito importante para a indústria e consumidor”, resumiu Andrade.

Para responder a estas exigências criteriosas, a indústria realizou em 2018 uma série de ações, como a parceria com o Grupo Etco para o desenvolvimento de manuais de boas práticas de manejo (faça o download pelos links abaixo), a entrega de 5 mil kits de bem-estar aos seus fornecedores e a presença em eventos do setor para aumentar o contato com pecuaristas.

Manual de Boas Práticas de Manejo – Bovinos de Corte

Grupo Etco disponibiliza manuais de boas práticas de manejo: acesse e faça o download

Nas campanhas de imunização do rebanho contra a aftosa, destaque para a iniciativa “Vacina, peão!”, que busca capacitar os pecuaristas e seus colaboradores sobre os quatro principais tópicos para não errar na aplicação: vacinar na tábua do pescoço, de forma subcutânea, com a agulha adequada (pequena) e sem pressa, de modo a evitar lesões nas carcaças. A campanha impactou, somente em nível digital, mais de 1,6 milhão de pessoas.

Outro grande projeto dedicado ao bem-estar da companhia em 2018 foi a vinda da professora da Colorado State University, a Dra. Temple Grandin, uma das maiores pesquisadoras do tema em todo o mundo. Ela fez palestra para pessoas relacionadas ao autismo, para pecuaristas e profissionais da pecuária de corte e também visitou a Fazenda Orvalho das Flores, da pecuarista Carmen Perez, localizada no Vale do Araguaia mato-grossense.

Veja a entrevista completa com Éverton Andrade pelo player: