Fazenda de MS alcança GMD de 730g na seca com ajuda de programa de gestão

Resultado representa um salto sobre o ganho médio diário global de toda a safra 2019-20 (seca mais águas), quando o indicador apurado foi 431 gramas/cabeça/dia

O ingresso da Fazenda São Camilo no programa Fazenda Nota 10, que usa um método exclusivo de capacitação em gestão financeira, zootécnica e de pessoas, além de comparar os indicadores das propriedades rurais por meio de benchmarking, foi essencial para a evolução do ganho médio diário na propriedade de recria e engorda localizada em .Aparecida do Taboado-MS. De um GMD global de 431 gramas ao longo de todo a safra 2019-20, a propriedade saltou para 731 gramas somente no período da seca da safra 2020-21.

A história da propriedade, juntamente com seus desafios para melhorar os resultados, foi tema de entrevista nesta sexta, 12, com o próprio pecuarista titular da São Camilo, Raul Nunes Santos.

“Era esse o grande desafio (aumentar o GMD), até porque a gente vem de uma pecuária no sistema extensivo e tínhamos a vontade de intensificar a propriedade, principalmente iniciando pelo sistema da recria e da engorda. E foi um desafio muito grande, estamos aí há quase dois anos com os projetos sendo executados e agora, graças a Deus, conseguimos colher frutos positivos e estamos corrigindo os erros que cometíamos no dia a dia, mas não enxergávamos”, destacou o produtor.

+ Veja como sua fazenda de recria e engorda pode faturar R$ 1.700 por hectare

+ Como faturar R$ 1.000 por hectare em uma grande fazenda de recria/engorda?

Raul revelou que embora esteja em região cercada por solos mais fracos, a propriedade especificamente está em local de terras boas. Entretanto, no sistema extensivo, a fazenda alcançou um ganho médio diário global na safra 2019-20 de 431 gramas, o que levou à busca pela evolução.

Neste sentido a propriedade procurou consultoria nutricional e contou com a ajuda da consultoria do Fazenda Nota 10 em diversas frentes da gestão de uma fazenda de gado de corte, além do benchmarking oferecido pelo programa.

“O maior interesse nosso dentro da propriedade era conhecer de verdade mesmo os nossos números porque para o sistema extensivo nós tínhamos o nosso controle financeiro da propriedade, as despesas, vendas e fazíamos um lucro aceitável. Porém muita coisa passava despercebida, mas a gente não detectava isso. Foi quando nós procuramos uma assistência técnica e zootécnica para toda a parte de assistência nutricional e de manejo da propriedade e também passamos a fazer parte desse projeto Fazenda Nota 10, que foi uma parceria com Friboi que nos ajudou muito e matou a pau, porque conseguimos fechar o que faltava”, reconheceu Santos.

Entre outros indicadores que evoluíram esteve justamente o GMD, que saltou 300 gramas de uma safra para a outra – alcançando 730 g. O número consolidado da safra 2020-21 deve ser ainda maior, uma vez que por ora está contabilizado somente o GMD do período seco.

Além de conhecer os nossos números e ver onde melhorar e como melhorar, nós conseguimos também aprender como usar esses números. De repente o pecuarista tem número que utiliza ele de forma errada. Isso a gente não sabia, aprendemos com o programa e hoje a gente fala de peito cheio porque conseguimos e passamos por isso Foram várias dificuldades, mas temos hoje uma diferença bem grande do sistema anterior para o atual”, sustentou.

+ O que as fazendas de pecuária de corte mais eficientes têm em comum?

Raul reafirmou a importância do programa Fazenda Nota 10 na evolução dos resultados da São Camilo. “Eu recomendo e deixo até um alerta para todos: façam o possível para fazer parte deste programa porque muita gente acha que conhece os números, mas não conhece. Tem que fazer parte do programa, conhecer os números, saber como utilizá-los e detectar por meio eles o verdadeiro problema a ser resolvido e de que forma que vai ser resolvido. Isso, com certeza, modificou completamente o nosso trabalho e está mudando ainda. Nós estamos com um pouco mais da metade do período do projeto concluído e só tivemos alegria até agora, lembrando ainda que 60% deste período de atuação do Fazenda Nota 10 foi quase todo durante a seca. Então, com toda seca agressiva que nós tivemos em 2020, com fogo para todo lado, […] tivemos vários desafios. Então o resultado foi positivo demais para nós, mesmo com todas essas dificuldades. Nós estamos muito mais entusiasmados daqui para frente porque vamos encarar o período de águas. […] A tendência, com certeza, é ser melhor e estamos muito contentes com o resultado e a participação para poder consertar os defeitos dentro da propriedade”, concluiu.

Raul e sua esposa, Ana Paula, responsável pelo acompanhamento dos indicadores pelo Fazenda Nota 10. Recentemente, o confinamento passou a integrar opções de engorda da Fazenda São Camilo. 

O programa Fazenda Nota 10 está com inscrições abertas para a próxima temporada. Atualmente contando com 130 fazendas inscritas, o programa passará expansão para atender 500 propriedades em todo o Brasil. Os pecuaristas parceiros da Friboi ganham subsídio de 75% do valor integral para integrar o programa.

Abertas 500 novas vagas para o Fazenda Nota 10; saiba como se inscrever

“Já estamos com as inscrições abertas, então convido a todos aí. Acessem fazendanota10.com.br e não deixem para depois, porque as vagas estão sendo preenchidas diariamente. Quando você fizer o cadastro, a nossa equipe já entrará em contato para dar todo o suporte, explicando, batendo um papo para iniciar o projeto, que é um marco na pecuária”, apresentou o zootecnista e coordenador do Fazenda Nota 10, Rodrigo Gennari.

O consultor explicou como funciona o programa na prática. “É um programa 100% online, uma iniciativa que conta com uma metodologia de gestão simples e objetiva em busca da produtividade e que está impactando a cadeia produtiva. […] O que a gente aborda são os pilares de gestão de equipe, gestão de indicadores, produtivos e financeiros e sustentabilidade e bem-estar”, detalhou.

Além da metodologia de capacitação, o programa também incorpora a comparação com outras propriedades com desafios e sistemas de produção similares. “Nós temos uma ferramenta muito poderosa, que é a plataforma de benchmarking, que nos fornece referências produtivas e financeiras relevantes”, informou.

Clique aqui para fazer sua inscrição no programa Fazenda Nota 10

Pelo vídeo abaixo, é possível ver as entrevistas completas com Raul Nunes Santos e Rodrigo Gennari: