No Brasil, estimativa é de que apenas 15% das fazendas tenham balança e tronco de contenção

Empresário afirmou que número pode ser ainda mais alarmante por conta do estado ruim de conservação dos equipamentos em boa parte das fazendas que os possuem

Nesta quinta, 11, o Giro do Boi recebeu como convidado especial o diretor da Açôres Balanças e Troncos, Gabriel Hauly. O empresário reforçou a importância das balanças de precisão e troncos de contenção para uma pecuária produtiva e competitiva por conta da relevância do conjunto como ferramenta de gestão.

Hauly alertou para o número que aponta que, no Brasil, apenas 15% das fazendas de pecuária possuem tronco de contenção e balança. A estimativa pode ser ainda mais alarmante, pois, de acordo com o próprio empresário, em boa parte das propriedades que possuem, a estrutura e o equipamento estão em estados de conservação inadequados. “Isso tem deixado muito preocupado realmente porque o único celeiro do mundo que possa produzir carne, e de qualidade, é o Brasil”, frisou.

Gabriel salientou ainda que os equipamentos mais modernos, automatizados, podem melhorar a produtividade do manejo feito na fazenda. Enquanto a pesagem de um animal na balança mecânica leva, em média, um minuto e meio, no tronco automático é possível fazer apenas a pesagem em cinco a seis segundos. Em serviços mais complexos, o empresário afirmou que é possível manejar até 120 bovinos por hora. “É fantástico, com apenas um operador fazendo pesagem eletrônica, fazendo contenção, vacina, tudo ao mesmo tempo”, confirmou.

Veja a entrevista completa de Gabriel Hauly ao Giro do Boi pelo vídeo abaixo:

Foto: Divulgação