Prova de fogo do Brahman brasileiro descobre novos talentos da raça e já projeta 2ª edição

Em entrevista ao Giro do Boi, William Koury Filho destacou desempenho das fêmeas em precocidade sexual e dos machos na eficiência alimentar e qualidade de carne e carcaça

Nesta terça, dia 25, o doutor em zootecnia William Koury Filho, diretor da BrasilcomZ, falou ao Giro do Boi a respeito do primeiro Simpósio Internacional do Brahman. Primordialmente, o evento marcou o fim 1ª Prova de Eficiência e Performance Brahman / Boi com Bula (BBB), que se encerrou em dezembro de 2021.

A princípio, cerca de 90 animais, entre machos e fêmeas, de 23 criatórios participaram da prova. Conforme apontou Koury, esta talvez tenha sido a mais completa prova da raça Brahman em todo mundo. Os criadores testaram eficiência alimentar, avaliação por ultrassonografia na entrada e saída dos animais, avaliação morfológica e ganho de peso. Ao final, os campeões passaram ainda por um julgamento específico de morfologia.

RESULTADOS

Em primeiro lugar, Koury falou sobre o desempenho das fêmeas no desafio de precocidade sexual. “No primeiro desafio em IATF dessas fêmeas, nós tivemos resultado de 60% de prenhez”, destacou o zootecnista.

Em seguida, o especialista chamou atenção para os machos Brahman. “Os tourinhos tiveram um desempenho extraordinário tanto em termos de eficiência alimentar, como também foram muito elogiados pela equipe da DGT em termos de qualidade de carcaça. Em volume, em área de olho de lombo, que tem relação com rendimento e acabamento. E surpreendentemente também apresentaram resultados muito interessantes em marmoreio. Então, pensando em qualidade de carcaça e qualidade de carne, eles foram muito bem”, salientou.

Koury também destacou o fato de que além do Brahman, o Brahman vermelho também se saiu bem na prova. Em resumo, dos quatro tourinhos que saíram da prova e já foram contratados por centrais de genética, dois eram vermelhos e dois eram pelagem padrão.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS

Ao longo da entrevista, William Koury Filho enalteceu sobretudo o modelo de carcaça do Brahman. “Desde o princípio, quando a gente estudou a morfologia produtiva e funcional e desenvolveu e metodologia EPMURAS no meu mestrado e doutorado, a gente sempre buscou animais de costelas profundas, muito arqueadas. Esse biotipo produtivo, precoce e funcional. E o desenho do Brahman é muito nesse sentido”, exaltou.

“Agora, eu gosto é desse desenho da morfologia no Brahman. Esse volume de carcaça. Isso é realmente extraordinário. […] É uma raça muito interessante”, analisou o zootecnista.

Nesse sentido, o rendimento do Brahman para carne tem relação com seu potencial de conversão. “Ele come muito e a eficiência alimentar também foi boa. Porque nós já sabíamos que o Brahman, quando vai para o cocho, manda ver. Come demais! E esse dado de eficiência alimentar foi muito interessante para confirmar que ele converte bem essa dieta que consome em carcaça, em carne. É o que dá lucro para o produtor”, frisou.

Além disso, outra característica que a raça oferece é sua docilidade. “Outra boa característica da raça é o temperamento. É uma raça de temperamento muito dócil, de muita mansidão”, completou Koury.

+ Confira aqui os campeões da 1º Prova Brahman / Boi com Bula

SEGUNDA EDIÇÃO

O sucesso da prova de desempenho do Brahman em 2021 já fez com que os selecionadores se animassem para a segunda edição. “Estamos projetando a segunda edição da prova, que já foi um sucesso. A ideia é que ela seja ainda mais forte na edição 2022. É um trabalho que envolve uma equipe muito competente, tanto na parte operacional da Verdana. Tem o IZ (Instituto de Zootecnia), através da Renata Branco, que é uma grande especialista em eficiência alimentar. […] A equipe da DGT, com relação a ultrassonografia de carcaça. Atualmente o conselho técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Brahman é muito forte, muito participativo”, lembrou Koury.

Leia também:

+ Brahman imprime “carcaça super pesada” em cruzamento com o gado brasileiro

NELORE JANDAIA DE CASA NOVA

Em conclusão, Koury ainda falou sobre a mudança de casa do Nelore Jandaia, que saiu de Gaúcha do Norte, em Mato Grosso, para Santa Vitória, em Minas Gerais. De acordo com o zootecnista, o local tem privilégio pela logística. “Ali bem na divisa já perto de São Simão, em Goiás. Estamos pertinho de Mato Grosso do Sul também. É uma posição geográfica privilegiada. […] Estamos muito felizes. E essa mudança propiciou também um envolvimento ainda maior da família”, celebrou.

Por fim, assista a entrevista completa sobre a prova Brahman / Boi com Bula:

Foto ilustrativa: Reprodução / Associação dos Criadores de Brahman do Brasil

Sair da versão mobile