SRB elege primeira presidente mulher em 100 anos de história

Teresa Cristina Vendramini, a Teka, assumiu o comando da entidade na noite desta segunda, 10, e adiantou que defesa sanitária está entre prioridades para 2020

Fundada em 1919, portanto já iniciando seu segundo século de atividades, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) tem a partir desta terça, 11, a primeira mulher no comando em toda a sua história. A produtora rural Teresa Cristina Vendramini, a Teka, então diretora de pecuária da entidade, assumiu a presidência após eleição do conselho que se deu na noite anterior, na segunda-feira.

“Eu estou tendo uma honra na vida de representar a Sociedade Rural Brasileira e eu acho que tem, sim, esta história de ser a primeira mulher em cem anos, mas tem a (honra) da produtora rural que chegou ali na Sociedade Rural Brasileira, e estes conselheiros elegeram esta presidente. É uma honra imensurável para mim e uma preocupação no bom sentido de fazer um bom trabalho”, declarou Teka em sua primeira entrevista como presidente da SRB, concedida ao Giro do Boi nesta manhã de terça.

80% das mulheres rurais do Brasil têm ‘muito orgulho’ de pertencerem ao agro, aponta pesquisa

Mulheres com mais de 30 anos impulsionam participação feminina no agro, aponta Cepea

Teka lembrou também que a eleição de ontem trouxe outras mudanças expressivas na entidade centenária. “Esta eleição da Rural não elegeu só uma mulher, ela elegeu no conselho alguns jovens, então eu acho que está sendo um 2020 na Sociedade Rural Brasileira com umas mudanças, está oxigenando e vejo que estes conselheiros acreditam e estão querendo isto”, opinou.

Segundo Teka Vendramini, a prioridades dos trabalhos para 2020 já está definida. “Em 2020 a gente vai continuar os trabalhos que a gente está fazendo, de todos os comitês e departamentos que estão funcionando, mas existe uma preocupação que eu acho muito atual, que é defesa sanitária do Brasil”, revelou. Segundo Teka, isto significa trabalhar para evitar que doenças como a peste suína africana, entre outras, cheguem ao país, e também verificar os status de cada estado da federação no que diz respeito à erradicação da febre aftosa.

A Sociedade Rural Brasileira, segundo consta no site da própria instituição, atua na representação política em defesa do setor agropecuário para o desenvolvimento do Brasil. “O Brasil espera o posicionamento da Sociedade Rural Brasileira […] porque já tem uma tradição nisso”, destacou a recém-eleita presidente da SRB.

O que você pode fazer pela sua fazenda sem dinheiro e com capricho?

Veja a entrevista completa com a primeira presidente mulher da história da SRB, Teka Vendramini, no vídeo que segue: