Zebuíno mais criado no planeta, Brahman está presente em mais de 70 países

Conheça a origem, a história e as características produtivas da raça de mais de 120 anos, fruto do cruzamento do Nelore, Guzerá, Gir e Khrisna Valley

Nesta quarta, 03, o Giro do Boi recebeu em estúdio o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Paulo Sérgio Scatolin. A entidade, com sede em Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi fundada em 1994 junto à consolidação da raça no Brasil.

Scatolin explicou que o Brahman foi criado há mais de 120 anos nos Estados Unidos, fruto do cruzamento das principais raças zebuínas, como Nelore, Guzerá, Gir e Khrisna Valley, aproveitando as melhores características de cada uma.

Atualmente, é possível encontrar rebanhos da raça em mais de 70 países em todo o mundo, como Brasil, México, Paraguai, Argentina, Bolívia, Panamá, Estados Unidos e Austrália, sendo o zebuíno mais criado no mundo.

O presidente da associação ressaltou as principais qualidades que viabilizaram a expansão do Brahman: qualidade de carcaça, docilidade e habilidade materna, todas aliadas à rusticidade intrínseca às raças Zebu. “O Brahman está no Brasil e no mundo inteiro. Ele se adapta bem ao clima do Rio Grande do Sul ao Acre”, reforçou Scatolin.

Confira a entrevista na íntegra clicando no vídeo: