1 hectare de milho produz quantas toneladas de silagem?

Confira projeção de consultor sobre o volume mínimo e máximo, três variáveis decisivas para a produtividade e quantas cabeças podem ser tratadas ao longo de 101 dias

1 hectare de milho produz quantas toneladas de silagem? Em primeiro lugar, esta foi a dúvida apresentada por Fábio Nascimento ao Giro do Boi em mensagem recente. Além disso, o telespectador quer saber quantos animais ele consegue tratar em 101 dias de cocho com essa silagem.

Foi o zootecnista Tiago Felipini, consultor em nutrição da Alcance Planejamento Rural, quem atendeu o produtor. O especialista respondeu à pergunta sobre silagem de milho com uma estimativa. “S tiver uma produção normal, boa, o milho vai produzir de 30 a 50 toneladas de silagem por hectare. Aí entram vários fatores”, ponderou Felipini.

TRÊS FATORES PARA AUMENTAR PRODUÇÃO DE SILAGEM POR HECTARE

1 – Clima. “Primeiramente, o clima. Se não faltar água para ter enchimento de grão para a planta crescer”, apontou o especialista.

2 – Sanidade. “Depois disso, entra o fator fitossanitário. Não pode ter pragas. Esse milho tem que ser bem cuidado, tem que ter o protocolo de aplicação de defensivos para poder atingir essas 50 toneladas, é claro. Tem cultivares de milho que são mais resistentes, então o pessoal usa menos defensivo”, continuou.

3 – Fertilidade do solo. “Por último, o terceiro fator, mas não menos importante, é a fertilidade que você vai colocar no plantio e na cobertura. Dependendo da sua roça, você pode fazer até três adubações. Se for uma área em irrigação, você pode fazer até três adubações de cobertura nesse milho. Isso pode resultar, talvez, em até mais de 50 toneladas”, projetou.

Conforme ponderou o consultor, por não conhecer a região nem a propriedade, a projeção parte da mínima. “Então a conta que eu faria para você seria partindo das 30 toneladas”, estimou.

QUANTAS CABEÇAS DÁ PRA TRATAR EM 101 DIAS DE COCHO?

Em seguida, o Felipini respondeu a segunda pergunta do telespectador. Quantas cabeças é possível tratar com esta silagem em 101 dias de cocho? Nesse sentido, a quantidade varia conforme a dieta mais ou menos intensiva do gado tratado com a silagem.

Assim, com uma dieta mais tradicional, cerca de 1,5% do peso vivo, os animais vão consumir cerca de 30 a 31 kg por dia. Soma-se essa quantidade a um certo desperdício (cerca de 10%) e o valor real chega a 35 kg por dia em média.

Contudo, se o pecuarista optar por uma dieta quente, com bastante ração, a conta é outra. “Vai ser uma conta de 15 a 20 kg somente. Porque os animais vão comer 6 a 8%, talvez 15% da dieta de volumoso. O resto é ração. Dessa forma, esse volumoso vem mais para fazer inclusão de fibras do que de nutrientes”, revelou.

Em conclusão, Felipini disse que é possível tratar entre 8,5 a 9 cabeças com a silagem ao longo de 101 dias com a dieta tradicional. Agora, com uma dieta quente, é possível chegar a até 14 cabeças em 101 dias.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre silagem. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista: