A chuva chegou na minha fazenda. Posso começar a aplicar herbicida no pasto?

Com a retomada das primeiras águas nesta primavera, especialista responde se já é hora de iniciar as aplicações de defensivos para controle das plantas daninhas

Nesta terça, 22, o zootecnista Stanley Monteiro, especialista em produção animal e MBA em projetos agropecuários, concedeu entrevista ao Giro do Boi para responder perguntas de telespectadores a respeito de controle de plantas daninhas em pastagens.

Com este comecinho de período chuvoso em parte do Brasil pecuário, Monteiro esclareceu se este já é o momento ideal para aplicar o herbicida para o controle das plantas indesejáveis no pasto.

“Eu diria que estamos começando (o período ideal). Nós estamos às vésperas de iniciar as aplicações, mas ainda é um momento de aguardar um pouco”, ponderou Monteiro, que também atua como agrônomo de campo da Corteva Agriscience. “É momento de se preparar internamente dentro da propriedade porque ainda é preciso que haja chuvas constantes, umidade no solo para que haja uma rebrota, para que a gente tenha plantas bastante enfolhadas para que as aplicações tenham início na região do Brasil Central e do Nortão do Brasil”, completou.

Ao longo de sua participação, Stanley atendeu produtores com dúvidas sobre o controle de plantas específicas.

Qual herbicida posso usar pra matar o capim-annoni no meio do MG5 e do Mombaça sem matar o pasto? (José Carlos, da Fazenda Águas Claras em Castanhal-PA)

“Existe um problema, uma dificuldade hoje não com relação só ao capim-annoni, mas com outros capins indesejados que nós chamamos de folhas estreitas. […] O herbicida que seria bastante eficiente não é seletivo para pastagens porque (a planta daninha) pertence ao mesmo grupo. Então hoje você teria o controle eficiente com o uso do glifosato, por exemplo, mas da linha de pastagens hoje não tem um herbicida altamente eficiente e seletivo para o capim-annoni. O que ele precisa fazer é lançar mão de estratégias. Ele até poderia fazer o uso do glifosato se ele tiver uma infestação não muito pesada. Com uma infestação de 10 a 15%, seria possível, com aplicações dirigidas, localizadas, ele conseguir o controle. Agora se esta infestação já está abrangendo toda esta área que ele tem de MG5 e de Mombaça, o controle fica um pouco mais difícil. Ele tem que lançar mão de estratégias de controle para ir mitigando esse problema até que ele consiga resolver”, recomendou.

+ Do Pampa para todo o Brasil, capim-annoni vira dor de cabeça para pecuaristas; pesquisador dá dicas de controle

O que faço pra acabar com aquele capim rabo-de-burro na pastagem? (Elionaldo Rodrigues de Oliveira, de Patos de Minas-MG)

“O rabo-de-burro é uma planta de difícil controle em função da seletividade das linhas de pastagens que nós temos hoje. Encontrar realmente um controle satisfatório sem causar dano ao capim não é uma tarefa fácil. Além disso, o rabo-de-burro no estado de Minas Gerais e em outros estados podem não ser a mesma planta. O que a gente vai fazer é solicitar a presença de um dos parceiros próximos para que possa fazer uma verificação de qual realmente é esta daninha para que a gente possa fazer uma indicação mais assertiva”, comentou.

Como controlar a malícia de árvores? (Jefferson Rezende, de Dois Irmãos do Buriti-MS)

“Para a malícia de árvore, existe esta tecnologia, uma possibilidade de controle. A gente precisa enviar um técnico responsável próximo da região para que a gente possa fazer não só a recomendação para esta planta, mas para as demais plantas que infestam as pastagens deste colega”, explicou.

Qual herbicida posso usar nas invasoras do Cerrado? Já apliquei vários tipos e não obtive bom resultado. Agora está chegando por aqui a macambira. O que faço? (Jerônimo David Dias de Campos, de Novo São Joaquim-MT)

“A macambira que ele cita pode não ser a mesma macambira que a gente conhece na região do Nordeste. E quando ele fala que tem feito várias aplicações com vários produtos herbicidas a gente tem que verificar o tipo de herbicida que ele está utilizando, qual herbicida e qual a modalidade de aplicação. Se ele fez aplicação em área total, se fez aplicação foliar… E caso não haja controle para estas modalidades, caso em nosso portfólio não haja um posicionamento específico para esta planta, ou para algumas outras que possam estar incomodando este pecuarista, ele tem a possibilidade de fazer uma aplicação no toco, então é fundamental que a gente faça um diagnóstico preciso para os níveis de infestação para gente determinar qual seria a melhor estratégia com o melhor produto e a melhor modalidade de aplicação para que ele tenha um controle efetivo”, recomendou.

Posso misturar ureia agrícola no herbicida e água para pulverizar a pastagem? (Leandro Silva, de Cuiabá-MT)

“A gente não dá esta recomendação. Na agricultura, existe um herbicida muito pesquisado no mundo inteiro, que é o glifosato, e existem relatos de que ele, associado a sulfato de amônia, aumenta a penetração e a disponibilidade para a planta. Mas não significa que porque ele funciona em um tipo de herbicida pode funcionar em qualquer outro. Então nossa recomendação é do produto que a gente recomenda com os adjuvantes testados e recomendados”, sustentou.

+ Assista o “Webinar Giro do Boi – Pasto Extraordinário” com perguntas e respostas sobre controle de plantas daninhas em pastagens

Veja as respostas completas de Stanley Monteiro no vídeo a seguir:

Foto: Marcelino Ribeiro / Reprodução Embrapa