Antes de reformar o pasto, você precisa responder estas perguntas

Pecuarista deve esclarecer pelo menos quatro questões para diminuir a chances de erros da formação de uma pastagem

Quais são as perguntas cruciais que todo pecuarista deve responder claramente antes de começar a reforma do pasto? Em episódio do quadro Pastagem de A a Z, o engenheiro agrônomo, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP Wagner Pires, que é consultor do Circuito da Pecuária e autor do quase homônimo livro “Pastagem Sustentável de A a Z”, elencou as questões e que informações o pecuarista precisa levantar para respondê-las apropriadamente, diminuindo margem para erro.

1 – Qual é topografia da fazenda? A variedade da forrageira é diferente caso o terreno seja inclinado, por exemplo, quando a formação de touceiras não é desejável.

2 – Como está a fertilidade do solo? Se o produtor fez a análise e descobriu que tem correções a serem feitas – e vai, de fato, fazer tais ajustes – ele pode se dar ao luxo de escolher cultivares mais nutritivas para o gado, mas também mais exigentes. Mas caso falte recurso para recuperar a fertilidade, aí a escolha deve ser por cultivares mais resistentes.

3 – Quantas gramíneas existem na propriedade? Uma fazenda com saudável deve ter ao menos três espécies de forrageiras, mas que devem estar em áreas diferentes e destinadas a alimentar categorias de animais distintas. Assim, as gramíneas tem épocas diversas de desenvolvimento e, no caso de um imprevisto, um dos piquetes pode servir de reserva para outra cultivar que por alguma razão não se desenvolveu. E é muito importante que o pecuarista não misture o capins porque o animal vai ter um predileto e vai passar a selecionar o pasto, perdendo eficiência na “colheita”.

4 – O que plantar? Pires recomendou que o pecuarista pesquise sobre características das cultivares, o que elas oferecem para a sua fazenda e se sua propriedade tem um cenário favorável para o desenvolvimento desta espécie. Com este conhecimento, é imprescindível também que o pecuarista faça testes: plante a semente em um jardim, veja se o valor cultural da semente realmente é o indicado pela empresa. Depois, plante um piquete, teste por uma safra para que seja avaliada nas águas e na seca, se o gado se adapta bem. Passadas estas etapas, está decidido o que será plantado.

Pelo vídeo que segue, o consultor explica com mais riqueza de detalhes quais as informações necessárias para responder bem cada pergunta listada:

+ Acesse aqui todos os vídeos do quadro Pastagem de A a Z