Ao nascimento ou sobreano: quais as opções do pecuarista na hora de castrar o boi?

Entenda o que muda e como ajustar o manejo nutricional dependendo do momento que o pecuarista escolher capar a boiada

O produtor Rubens Garcia, que tem propriedades em Mato Grosso do Sul e São Paulo, enviou pergunta ao Giro do Boi sobre o momento certo de fazer a castração dos animais e o método a ser utilizado.

Quem respondeu a questão no Giro do Boi desta quarta, 27, foi o médico veterinário e consultor Ademir Ribeiro, da Estância Espora de Prata, em Ariquemes -RO, idealizador do Programa Touro Zero.

“Essa questão da idade correta da castração, se for pela idade, você vai castrar quando o animal termina a puberdade. Então considerando aí 18 meses, ou um ano e meio de idade, praticamente todos os bovinos machos encerram a puberdade. É quando eles soldam as epífises e ali eles já formaram a carcaça, e a testosterona, que é o hormônio produzido pelo testículo, já deu a ele aquelas características secundárias de macho”, disse o veterinário.

Qual a idade ideal para castrar bezerros?

“Agora nós usamos muito aqui em Rondônia, que dá certo, é castrar pelo peso. Nós castramos de 13 para 14 arrobas, que é de 390 a 420 quilos de peso vivo. Fazemos a castração cirúrgica, no canivete. Daí para frente você já joga na ração, seja no semiconfinamento ou no confinamento, e você vai ter uma terminação de carcaça”, recomendou. “Lembrando bem que após castração de 13 pra 14 arrobas, você precisa colocar aí pra terminar bem esse animal de 130 a 150 quilos de ganho de peso depois que você castrar”, avisou.

Diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto

“E também utilizamos aqui a castração ao nascimento. Na hora que cura umbigo, você já castra. Para quem tem uma boa programação de nutrição, também pode ser feito”, ponderou.

Veterinário mostra como é feita a castração de bezerros ao nascimento

Fazenda em Rondônia “sai da retranca”, inova e lucra R$ 1 mil por boi

Quando devo castrar meus bois e quais as vantagens para a minha fazenda?

Veja a resposta completa no vídeo abaixo: