Apliquei super dose de vacina contra 7 males em meu bezerro. O que fazer?

Médico veterinário respondeu dúvida de pecuarista de Senhor do Bonfim, no estado da Bahia, que aplicou duas vezes a dosagem recomendada no recém-nascido

Nesta terça, 12, o médico veterinário João Drumond, gerente técnico da área de biológicos da MSD Saúde Animal, respondeu à dúvida de Maria do Carmo, pecuarista em Senhor do Bonfim, na Bahia. Ela disse que gostaria de saber o quando uma superdosagem da vacina contra os 7 males é aplicada, no caso dela, em um bezerro de quatro meses.

“Eu entendo que você está querendo dizer sobre as doenças clostridiais. Estas vacinas são compostas por bacterinas e toxoides e são componentes que estão mortos, ou seja, a gente não espera nenhum problema maior para o seu bezerro, se ele estiver bem de saúde. A não ser, claro, um desafio maior no sistema imunológico dele. Como você não relatou nenhuma situação de anafilaxia, eu entende que seu bezerro está bem”, tranquilizou Drumond.

“Gostaria de lembrar que, depois desta dose que você fez, trinta dias depois você vai ter que fazer a dose reforço. E aí, não se esqueça: é uma dose só. E anualmente você faz a atualização desta proteção, ou então conforme o critério do médico veterinário que te atende”, complementou o veterinário.

Veja a resposta completa no vídeo abaixo: