Aprenda a controlar infestação de carqueja nas pastagens

Planta daninha pode ser combatida com defensivo, mas precisa de reforço de um adjuvante e pH específico da água usada na mistura

Nesta quinta, 30, o engenheiro agrônomo, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária Wagner Pires, autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z”, respondeu a uma dúvida sobre a forma correta de controlar a infestação de carqueja nas pastagens.

A pergunta foi enviada por Lucas Silva, de Itapirapuã, município do Vale do Ribeira em São Paulo, região da divisa com o estado do Paraná.

Segundo Pires, o nome científico da planta é Baccharis trimera, conhecida como carqueja, miumiu, três espigas, cacaia e tiririca, variando conforme a região. “Ela é uma praga um pouco difícil de a gente controlar, só que tem um produto. Com o Tordon XT a 1,5% você consegue fazer o controle, mais o Joint (Joint Oil, que funciona como adjuvante junto à calda do herbicida) a 0,5%. Se você usar eles, você vai conseguir fazer o controle”, revelou o agrônomo.

Agrônomo dá aula para pecuarista se livrar das plantas daninhas no pasto

Roçadas ou herbicidas: qual o jeito certo de controlar plantas daninhas?

O agrônomo fez recomendações importantes também em relação à própria calda do herbicida. “É muito importante, Lucas, que você se atente ao pH da água porque a água que você vai estar usando tem obrigatoriamente que ser ácida. Se a sua água não for ácida, aí você vai ter que colocar um produto para acidificar ela. O herbicida só vai fazer um efeito bom na água ácida”, reforçou.

Que cuidados devo ter com a água da mistura do herbicida?

“Seria interessante que você consultasse um distribuidor da sua região para que ele também fizesse uma avaliação nas outras plantas daninhas que tem, porque de repente você já faz uma limpeza geral aí na sua pastagem e vai ter um excelente resultado depois”, recomendou.

Veja a entrevista completa pelo vídeo abaixo:

 

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].