Área de baixa pressão forma canal de umidade que vai do Sudeste até a Amazônia

Minas Gerais deve voltar a sofrer com as chuvas intensas, que podem chegar aos 150 mm a partir desta sexta até o início da próxima semana

O estado de Minas Gerais poderá voltar a sofrer com as chuvas fortes nestes próximo dias. Isto porque uma área de baixa pressão no Oceano Atlântico deve formar neste fim de semana uma canal de umidade que vai cruzar desde o litoral do Sudeste até a Amazônia, intensificando as pancadas que começam já nesta sexta-feira, 28.

“O canal de umidade, que a gente costuma mostrar, com a previsão desta sexta e também segunda-feira, nos próximos dias, aponta que as chuvas vão continuar beneficiando todo o Centro-Oeste do Brasil. A área também pega Minas Gerais, Goiás, passa pelo Mato Grosso e também vai pela região amazônica. Vocês podem observar também esta parte do Nordeste, que também está em época chuvosa, principalmente neste próximos três ou quatro meses, sobre parte do Ceará, Maranhão, vai continuar com umidade disponível para chuvas. Já na segunda-feira ele mostra, no Oceano Atlântico, uma área de baixa pressão, continuando bastante úmido ao Norte do Brasil. Por isso mesmo de sexta para segunda-feira esta área de Minas Gerais vai receber bastante chuva, essa área de baixa pressão no oceano, que é prevista para ser formar de domingo para segunda-feira, vai intensificar chuvas no litoral de São Paulo e também em parte do Rio de Janeiro”, detalhou o doutor em meteorologia e coordenador regional do Inmet, Marcelo Schneider, em participação no Giro do Boi desta sexta, 28.

Schneider alertou que em MG as precipitações começam já a partir de sexta-feira e que o acumulado pode chegar aos 150 mm nestes próximos dias. O meteorologista trouxe previsões também para o Matopiba e falou sobre os mapas de temperaturas, que devem seguir amenas em boa parte da faixa Central do Brasil e mais elevadas na Região Sul.

Confira os mapas e as explicações de Schneider pelo vídeo abaixo: