Bem-estar tem relação direta com saúde animal e qualidade da carne bovina

Em reestruturação, MSD Saúde Animal insere bem-estar na área estratégica da companhia e lança olhar 360º sobre a aplicação de boas práticas na cadeia produtiva

Implementar técnicas de manejo racional não é exatamente um diferencial nas fazendas de pecuária atualmente. Para aquelas que querem manter a atividade competitiva, as boas práticas se tornaram obrigatórias porque influenciam diretamente na saúde dos animais de na qualidade da carne comercializada, além de atrair consumidores. É por isso que o bem-estar se transformou em uma área estratégica dentro da MSD Saúde Animal, conforme contou ao Giro do Boi em entrevista nesta terça-feira, dia 20, a gerente de relações institucionais e acesso a mercados da companhia, Marília Rangel.

Gado estressado produz carne menos macia, afirma Esalq

“A gente acredita que é muito importante ter um bom relacionamento, obviamente, não só com órgãos governamentais, com as associações das quais a gente faz parte, mas a gente precisa ter uma visão muito integral dos mercados e das necessidades que os nossos clientes têm. Então a área de acessos a mercados visa atender essa demanda do consumidor, olhando esses hábitos de consumo, como que isso impacta na cadeia de proteína animal e como a gente ajuda o pecuarista, os frigoríficos a se adequarem a esse novo cenário. Então a ideia é essa, é algo que já está muito consolidado em associações […] E não só para o mercado externo, mas também para o mercado interno, afinal o brasileiro é o nosso maior cliente”, anunciou Rangel.

“Isso impacta na qualidade do produto e, no fim das contas, o consumidor também acaba percebendo isso. A gente tem dados de pesquisas que mostram que 11% das pessoas diminuíram consumo de carne por algum tipo de preocupação com relação ao bem-estar animal. O consumidor está observando isso. A gente pode olhar isso como um problema ou como uma grande oportunidade para a pecuária”, ponderou a especialista.

Dentro da companhia, o bem-estar animal é tratado em diversas frentes, conforme destacou Marília. “O bem-estar animal para a gente é fundamental para produtividade e quando as boas práticas são aplicadas, isso vem em conjunto com mudança de atitude e promoção do conhecimento de quem está manejando os animais. A gente vê esse resultado. A gente acredita, a gente promove essa mudança”, sustentou.

O que pode assustar de verdade os bovinos durante o manejo?

O tema é parte importante do mote da nova campanha da MSD Saúde Animal, “Novos Horizontes”, conforme já havia anunciado em entrevista ao Giro do Boi o médico veterinário Delair ngelo Bolis, CEO da MSD Saúde Animal para o Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

“O bem-estar animal está muito conectado com essa nossa campanha ‘Novos Horizontes’. A gente trouxe bem-estar animal para a área estratégica da MSD, então não está mais nas unidades de negócio. A gente tem as pessoas de bem-estar na área de estratégia e inovação, da qual eu faço parte, justamente porque a gente compreende que essa visão integrada é necessária. Não adianta a gente só olhar para o campo, a gente tem que olhar até o final da cadeia. E esse novo horizonte é justamente sobre promover essas conexões”, contextualizou a profissional.

+ MSD apresenta “novo horizonte” e agrega inteligência ao setor de saúde animal

“Nesse caso, a criação da nossa nova unidade de negócios, a MSD Saúde Animal Intelligence, também faz parte desse novo horizonte, trazendo essas soluções que potencializam o cuidado preventivo, que melhora a rastreabilidade, que fazem com que os dados criados se tornem inteligência, melhorando a vida do pecuarista, melhorando a vida do animal”, completou.

Outra iniciativa da companhia que evidencia a relação entre saúde animal e bem-estar com a produtividade é o programa Criando Conexões, que promove o treinamento de vaqueiros para as boas práticas de manejo.

“Em nosso programa Criando Conexões […] a gente já treinou mais de cinco mil vaqueiros no Brasil todo e a gente consegue ver a diferença em aumento de taxa de prenhez, redução de contusões e abscessos. Também o gado bem manejado tem um nível de estresse menor e isso ajuda o sistema imunológico do animal. O estresse é ruim para o sistema imunológico de qualquer um, não só das pessoas, mas também dos animais. Quando a gente melhora o bem-estar na fazenda, a gente também está melhorando a relação do homem com o animal, então a gente está promovendo a confiança nessa relação. Isso faz com que as doenças possam ser observadas com mais precocidade, eu percebo antes que o animal está doente e assim eu posso tratar ele de maneira muito mais rápida e muito mais assertiva (veja pelo link a seguir). Então promover esse manejo racional não está só melhorando a vida dos animais, a gente também está melhorando a vida dos vaqueiros, melhorando a vida de quem está consumindo esses alimentos, sempre pensando nesse conceito de uma saúde, um bem-estar que é o que a gente acredita e promove”, reforçou.

Manejo do gado fica mais fácil quando peão “encanta” o boi com os olhos

Boi estressado esconde doença e dificulta diagnóstico

+ Assista o Webinar Giro do Boi – Bem-estar animal e humano, únicos! 

Rangel detalhou ainda a função da plataforma Previna, que incentiva a prevenção das doenças dos ruminantes ao invés do uso de produtos curativos. “O Previna é uma plataforma da nossa unidade de negócios de ruminantes para ajudar, justamente, tendo esse olhar 360º, olhando para o todo e sempre buscando a prevenção. Prevenir é sempre melhor do que remediar. […] Se a gente for remediar, se isso for necessário, a gente também tem as ferramentas e os instrumentos, mas sempre priorizando a prevenção”, aconselhou. “Ela já está no nosso portfólio de plataformas e a gente tem todos os nossos consultores espalhados pelo Brasil todo que podem apoiar os pecuaristas para justamente ter esse olhar 360º na produção, pensando em vacinação, em vermifugação, prevenção de carrapato… […] Basta entrar em contato com um colaborador da MSD que, com certeza, a gente vai ter alguém próximo de vocês para ajudá-los”, informou.

+ Identifique a hora certa de tratar infestação de carrapato na boiada e evitar resistência

Criar gado Nelore junto com o cruzado diminui infestação de carrapato?

“A gente está muito próximo de vocês e a gente está aqui para apoiar pecuaristas a acessar novos mercados, a produzir de maneira mais sustentável, a ter maior rentabilidade e produtividade e promover a saúde e o bem-estar dos animais e das pessoas”, concluiu a gerente de relações institucionais e acesso a mercados da MSD Saúde Animal.

Tecnologia não substitui o bom manejo, afirma Temple Grandin

Confira a entrevista completa pelo vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Criando Conexões