Bezerro deve ganhar mais valor com pesquisa da Embrapa

Iniciativa faz parte de uma plataforma que deve ser lançada em 2024 e que já deu frutos como a produção de carne carbono neutro e a carne de baixo carbono

A Embrapa deve lançar em 2024 uma plataforma para valorizar a produção agropecuária no País. O bezerro está entre os produtos que deverão ganhar incentivos de valorização. Além dele, a produção de couros também.

Quem falou sobre essa novidade foi o engenheiro agrônomo Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande (MS). A reportagem do Giro do Boi conversou com ele durante o Fórum Metano na Pecuária.

O evento foi realizado no início de maio na capital paulista e serviu para discutir as estratégias para a redução das emissões deste gás de efeito estufa (GEE) relacionado à produção de bovinos no Brasil e no mundo.

“Os estudos dessa plataforma começaram em 2012, mais ou menos, mas o projeto em si começou no ano passado. A perspectiva é desenvolver protocolos para produtos da pecuária de corte, garantindo um valor agregado mais favorável no mercado”, diz Giolo.

Integração

Grande parte dos protocolos que deverão agregar mais valor à produção se baseiam em projetos agropecuários de integração, como lavoura-pecuária (ILP) e até lavoura, pecuária e floresta (ILPF).

O couro e a produção de bezerro seguirão o mesmo caminho de mercadorias como a carne carbono neutro e a carne de baixo carbono. Os dois produtos já estão à venda no mercado e agregam o valor da cadeia de sustentabilidade da pecuária.

“Nós conseguimos com a integração manter o solo produtivo durante todo o ano, intercalando pastagem com lavoura e, em alguns momentos, dependendo do objetivo do produtor até inserir o componente florestal”, diz Giolo.

Confira no vídeo abaixo a reportagem na íntegra: