Biocarvão: pesquisa da Embrapa transforma passivo ambiental em solução para fertilidade do solo

Resíduo que pode ser obtido no processamento de diferentes matérias-primas, como pó de serra, restos vegetais, e lixo urbano, está sendo testado como condicionador de solo

Você conhece o biocarvão? Trata-se de um resíduo obtido a partir do processamento de diferentes matérias-primas, como pó de serra, restos vegetais, lixo urbano e cama de frango. O material, considerado um passivo ambiental, pode se tornar um importante insumo para a agropecuária brasileira.

É o que está sendo testado desde 2012 por um projeto de pesquisa na Embrapa Agrossilvipastoril, utilizando o biocarvão, também conhecido como biochar, no condicionador de solo, melhorando suas características biológicas, físicas e químicas e resultando em um melhor ambiente para o desenvolvimento de plantas.

Este foi o tema de mais uma reportagem da série especial do Giro do Boi sobre sistemas integrados de produção, gravada na própria sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop-MT. Quem explicou a iniciativa foi a pesquisadora Fabiana Rezende, engenheira agronômica, mestre em geoquímica e doutora em fitotecnia. “Faz todo sentido para a gente que busca, no futuro, segurança alimentar, ser mais independente com relação ao uso de fertilizantes, pois o Brasil importa grande parte de seus fertilizantes químicos. Então quanto mais a gente tenta otimizar esse procedimento agrícola, melhor vai ser para a propriedade rural e na parte econômica, principalmente”, afirmou.

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:

Foto: Fabiana Rezende / Reprodução Embrapa