Boa notícia para o produtor do Matopiba: vai voltar a chover na região

Região do Pantanal, estados do Norte e Minas Gerais também serão beneficiados com as precipitações; confira a previsão do Inmet para os próximos dias

Nesta sexta, 1º, o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), trouxe boas notícias para produtores rurais de regiões que há algum tempo não registravam chuvas.

É o caso dos agropecuaristas do Matopiba, que compreende as divisas entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, além de Minas Gerais e região do Pantanal. Para este último, o alerta é, inclusive, de temporais. Já para a s demais regiões, as chuvas são contínuas e de qualidade.

Chove também entre este fim de semana e meados da próxima em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Sul do MS.

Ao mesmo tempo, em alguns locais do Brasil o calor segue castigando. Na região Norte de SC, PR, São Paulo, perto da divisa com o MS, e em partes de MG e RJ, as temperaturas podem atingir os 40º C.

No Rio Grande do Sul, a volta das chuvas com regularidade entre esta sexta e sábado derrubam a temperatura para perto dos 20º C a 22º C. O calorão também dá trégua no Brasil Central a partir de domingo até terça, trazendo a temperatura para patamares mais aceitáveis, incluindo Minas Gerais.

No Mato Grosso, o calor segue intenso, mas a umidade equilibra a temperatura.

Veja todas as considerações de Marcelo Schneider no vídeo abaixo: