Braquiarinha pode estar associada a requeima em bezerros; saiba como tratar

Médico veterinário explica o que é a doença, suas causas, quais os sintomas, as categorias mais sensíveis ao problema e como curar os animais

A pergunta é comum a vários criadores e traz muitos problemas, principalmente para bezerros que estão mamado ou que acabaram de ser desmamados – a requeima.

No Giro do Boi desta sexta-feira, 29, o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br, esclareceu a dúvidas de diversos pecuaristas sobre o tema.

O QUE É REQUEIMA?

“O seu bezerro provavelmente tem uma dermatite originária de uma fotossensibilização hepatógena. Que nome é esse e o que é isso? A fotossensibilização é uma sensibilidade da pele à luz solar. O próprio nome indica isso”.

CAUSAS

“Pode ser causada por dois fatores: um fator químico, pela ingestão ou contato da pele com substâncias químicas, ou uma contaminação biológica, que é o caso mais comum que ocorre nas nossas fazendas”.

“Vamos explicitar melhor essa questão para entender o que é que está acometendo o seu animal. […] Os animais se contaminam ingerindo pastagens de Brachiaria decumbens (ou braquiarinha) que estão contaminadas pelo fungo Pithomyces chartarum. Esses fungos irão adentrar o organismo do animal, eles vão ser degradados e vão se acumular no fígado desses animais acometidos e os esporos desses fungos vão lesar o fígado, além de produzir substâncias fotossensibilizantes que, ao entrar na corrente sanguínea, vão para a circulação periférica. Essas substâncias sintetizadas pelo fungo são fotodinâmicas e, consequentemente, vão causar a sensibilização dessa pele”.

LESÕES

“Com a incidência da luz solar a essa pele sensível, esses animais vão desenvolver essas dermatites, que podem ocorrer tanto na região da virilha, como no bezerro de Dona Márcia (uma das telespectadoras que enviou sua dúvida), como também na região da cauda, na região da orelha, na região em volta dos olhos e dos lábios e também no dorso dos animais. São as regiões mais sensíveis”.

CATEGORIAS MAIS SENSÍVEIS

“Principalmente bezerros mamando e bezerros desmamados da raça Nelore, que são contaminados pelos fungos presentes no pasto de Brachiaria decumbens. […] Os animais mais acometidos são os animais da raça Nelore. Bezerros mamando e bezerros desmamados até dois anos de idade são os mais suscetíveis e principalmente que estejam pastejando em pastos de Brachiaria decumbens”.

Segundo o especialista, existem indivíduos dentro dos rebanhos das fazendas que são naturalmente mais resistentes que outros, então o problema pode ser mais grave em um determinado animal e ser pouco percebido ou não acometer outros animais do mesmo convívios. “Isso também ocorre na maioria das fazendas porque tem animais que são mais suscetíveis à contaminação pela fotossensibilização. Em outros casos, a grande maioria dos bezerros da raça Nelore são resistentes a esse fungo, resistentes à ação desse fungo, embora se contamine por eles, mas são altamente resistentes”, apontou.

SINTOMAS ALÉM DA LESÃO

“Os animais ficam sensíveis, ficam inapetentes, eles não querem comer, eles se sentem incomodados com aquelas lesões de pele, podendo ter perda de apetite, perdem peso, atrasam o seu desenvolvimento. E caso não haja tratamento correto, essas lesões são supuradas, podendo ocorrer presença de pus e levar à bicheira, enfim, causar sérios problemas”.

COMO CURAR REQUEIMA DE BEZERROS?

“Primeiramente tirar esse animal do pasto de Brachiaria decumbens, levar para um pasto sombreado de outra variedade forrageira, levar esse animal para o curral ou um outro local que esteja limpo, arejado, que não seja contaminado e fazer o tratamento tópico desse animal”.

+ Como sombrear o piquete do gado?

O veterinário detalhou o tratamento. “Primeiro deve fazer uma solução com a boa e velha água sanitária na proporção de uma colher de sopa – veja bem, apenas uma colher de sopa – em um litro de água. Depois lavar toda a área lesada, secar e aplicar um spray de antibiótico. Ou então uma pomada antibiótica à base de vitamina A para que comece a ter uma regeneração dessa pele”, continuou.

“O segundo tratamento é fazer uma aplicação de hepatoprotetores, substâncias que são antitóxicos para recuperar o fígado desses animais. E se tiver lesões supuradas, lesões com problemas sérios, em estágio mais avançado, fazer antibioticoterapia”, recomendou.

PODE SER TRANSMITIDA?

“Lembrando sempre que esses animais devem ser recolhidos para pastejo em pastos que não sejam de Brachiaria decumbens. Os criadores devem fazer uma inspeção para ver quais são os bezerros que podem estar acometidos pela fotossensibilização, lembrando que não há contaminação de um bezerro para o outro. Esse é o nosso tratamento, ele é lento e demorado, mas, na grande maioria das vezes, os animais se recuperam”, projetou.

Leia também:

Quais as principais doenças de pele em bovinos e seus tratamentos?

+ Reação a vacina pode causar inchaço nas orelhas e costelas do bezerro?

+ Por que as braquiárias não são recomendadas para os cavalos?

Baixe aqui o manual de Boas Práticas de Manejo de Bezerros ao Nascimento

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Confira a resposta completa de Guilherme Vieira sobre como curar requeima de bezerros: