Brasil Central terá chuvas intensas até a próxima semana; MG deve continuar alerta

Volume das precipitações pode chegar a 200 mm em algumas das áreas afetadas; no Rio Grande do Sul, frente fria muda o tempo a partir de domingo (09)

Produtores rurais e população em geral do estado mineiro devem continuar em alerta para transtornos causados pelo excesso de chuvas pelo menos ao longo da próxima semana. Foi que avisou na previsão do tempo no Giro do Boi desta sexta, 07, o doutor em meteorologia e coordenador regional do Inmet, Marcelo Schneider.

“Os volumes mais intensos de chuvas devem ultrapassar os 150 e chegar a até 200 mm em alguma áreas a partir desta quinta-feira (06) e sexta (07). Estas áreas são centro sul de Minas Gerais, a maior parte de Minas Gerais, pegando a divisa principalmente nas serras do Rio de Janeiro, nordeste de São Paulo, norte do estado paulista fazendo divisa com Minas e também esta região que pega áreas do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, do extremo oeste da Bahia e do Piauí e extremo sul do Maranhão. Então esta região mais central vai, sim, ter acumulados de chuvas bem intensos no próximos dias”, alertou.

Na Região Sul há previsão para mudanças nas condições do tempo. “No domingo, tem uma frente fria que passa pelo Rio Grande do Sul e chega até a costa de São Paulo. […] A chuva, que é muito irregular, malemal vai cair alguma precipitação entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Volta ficar seco e, aí sim, canaliza a umidade do oceano também para São Paulo e de novo para o interior. Então entre domingo, segunda e terça tem outro pico de chuva. […] Na segunda e terça-feira, o canal de umidade avança do litoral para o oceano, esta área fica mais fria e seca no leste da Região Sul. O calorão no Rio Grande do Sul, então, vai até sexta ou sábado”, reforçou.

Veja os mapas e as previsões completas pelo vídeo abaixo: