Campanha de imunização contra aftosa termina nesta 6ª; confira regras para o embarque de animais vacinados

Pecuarista deve ter laudo da vacinação em mãos e aguardar o prazo de carência para o embarque da reposição; veja no quadro Giro na Estrada

Nesta sexta, 31, termina oficialmente a primeira etapa anual da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O pecuarista que deseja transportar animais de reposição depois de serem imunizados precisa estar atento às regras para a emissão da GTA. O tema foi tratado no quadro Giro na Estrada.

“Hoje está saindo muito boi gordo para o abate. Muitos confinamentos se anteciparam e estamos levando muitos bois para o abate destes confinamentos e os pecuaristas precisam se programar para não ter problemas de agenda com a transportadora”, afirmou o coordenador da TRP Paulo Delalibera, o Guilinho. Parte desta programação é saber das informações necessárias para emissão da GTA.

Segundo o Artigo 20 da Instrução Normativa MAPA nº 44, de 02 de outubro de 2007 e atualizada em março de 2017, publicada pelo site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as regras para a liberação da GTA são as seguintes:

“Art. 20. A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de Unidade
da Federação ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória deve considerar os seguintes
requisitos, sem prejuízo das demais normas em vigor:
I – respeitar o cumprimento dos seguintes prazos, contados a partir da última vacinação contra
a febre aftosa:
a) quinze dias para animais com uma vacinação;
b) sete dias para animais com duas vacinações; e
c) a qualquer momento após a terceira vacinação;”

Seguindo estes prazos e com o laudo, dentro de seu prazo de validade, confirmando a vacinação, o pecuarista tem autorização para embarcar os animais da reposição, que já está bem movimentado aproveitando o início da safra de confinamento. “Podemos falar em vários estados. São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul. Mas o auge mesmo está no Norte do Mato Grosso, em Alta Floresta e Confresa, e Rondônia, nas regiões de Chupinguaia, Ariquemes e Vilhena. São as regiões em que a reposição hoje está bem em alta”, complementou Guilinho.

Em sua participação no Giro do Boi, o coordenador do transporte boiadeiro da Friboi, Leonardo Vieira, confirmou que a palavra-chave para o invernista nesta entressafra é planejar. “Estamos agora trabalhando muito fortes e focados no planejamento e, principalmente, atender melhor o pecuarista, que é o maior beneficiado”, afirmou.

Veja o quadro Giro na Estrada da sexta, 31, na íntegra, pelo vídeo abaixo: