Campeonato de progênie e Medalha Ouro Branco: Circuito Nelore 2021 terá novidades

1ª etapa do campeonato de carcaças está agendada para o final de maio; confira mudanças nos critérios de desempate e nova faixa de peso de maior pontuação

Em entrevista ao Giro do Boi desta sexta, dia 16, o gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locateli, confirmou a primeira etapa para o Circuito Nelore de Qualidade 2021 para o final de maio e contou as novidades do campeonato de carcaças.

“O circuito está firme. Assim como no ano passado, nós devemos começar agora no fim de maio, então está dentro do cronograma. O pessoal está ansioso devido justamente à importância de toda a movimentação que o circuito tem criado ano a ano. […] A previsão é de 40 etapas para esse ano, adiantou Locateli.

O gerente executivo da ACNB destacou a democratização da competição. “Todo mundo tem chance. É lógico que a gente tem um índice de bonificação para lotes maiores. Eu aproveito para lembrar que o lote de maior índice é de 108 animais, mas mesmo produtores com lotes menores, a partir de uma carga de boi, já podem participar. E hoje nós temos também diversos campeonatos (paralelos): de boi de pasto, melhor lote de macho, melhor lote de fêmea, agora o melhor lote com pai identificado… Então tem oportunidade para todo mundo mostrar o seu valor e se destacar”, observou.

Locateli lembrou ainda da superação de 2020, ao realizar o circuito em meio à pandemia. “Foram muitas pessoas importantes envolvidas nesta solução que nós encontramos e foi muito legal. Acabou criando um ambiente virtual, assistindo os abates por ali, foi muito enriquecedor, com todo mundo trocando informações. Foi praticamente um workshop ou uma pós-graduação em pecuária nesses ambientes e conseguimos crescer o número de etapas realizadas. Nós chegamos a 33 etapas realizadas em 11 estados do País, um crescimento de 27% de 2019 para 2020. Você sabe o quanto cresceu o circuito nos últimos cinco anos? Mais de 300% em número de etapas e número de animais avaliados. Nós estamos avaliando anualmente mais de 20 mil animais da raça Nelore”, ressaltou.

+ Circuito Nelore encerra ano com recorde e terá nova modalidade para 2021

Uma das mudanças de critério para o torneio de 2021 é a faixa de peso permitida para avaliação de machos, que aumento devido à evolução da genética dos animais. “A pecuária brasileira está evoluindo muito e o Nelore brasileiro evoluindo muito também, contribuindo para essa evolução da pecuária. A gente tem visto ao longo dos anos o aumento do peso médio de abate dos animais da raça, a redução da idade em que os animais chegam ao ponto de abate, então a gente precisa ir a cada ano evoluindo e ajustando o nosso regulamento justamente para acompanhar essa evolução. No caso do quesito peso, nós estamos ampliando a faixa de maior pontuação dentro do circuito, que antes era de 18 a 23@ e passou a ser 18 a 25@. […] Estamos falando de macho, claro. No caso das fêmeas, a faixa de maior premiação continua a mesma do ano passado”, informou. “Lembrando que animais acima de 4 dentes têm nota zero, então para concorrer no circuito, animais até 4 dentes incisivos permanentes”, reforçou.

Haverá mudanças ainda nos critérios de desempate, uma vez que a disputa está cada vez mais parelha. “Nós incluímos mais um critério de desempate (para o Circuito 2021), principalmente porque a briga está ficando cada vez mais acirrada, a turma está produzindo bem, está se preparando. Então, na verdade, nós estamos nos prevenindo porque é possível que a gente tenha mais de um lote atingindo a excelência e nós temos então alguns critérios de desempate. Nós incluímos nesses critérios a uniformidade do lote, porque é muito importante que a gente tenha lote com qualidade, mas com volume e com uniformidade. Então a uniformidade do lote passa a ser um critério de desempate, junto com também com o volume de arrobas e o volume de peso que atinge a nota máxima. Eles vão valer como critério de desempate”, destacou.

Locateli anunciou também a criação da “Medalha Ouro Branco”, desenvolvida em parceria com o Friboi. “Vale uma atenção especial aqui. Nós criamos, junto com o Friboi, […] essa nova premiação. A ‘Medalha Ouro Branco’ vai ser destinada a todos os lotes de fêmeas até quatro dentes e machos castrados até dois dentes com gordura mediana acima e peso de 16 a 25@. Esses animais vão ser premiados com a ‘Medalha Ouro Branco’ e nós vamos coletar uma amostra da carne desses animais para fazer análises laboratoriais e reunir informações sobre a qualidade da carne dos animais da raça Nelore, principalmente nas características sensoriais”, apresentou.

Assista o Webinar Giro do Boi – A qualidade da carne brasileira passa pelo Nelore

QUEM PODE PARTICIPAR CIRCUITO?

Todo mundo pode participar (não precisa ser associação à ACNB). A proposta do Circuito Nelore de Qualidade é justamente trazer todos os criadores, todos os invernistas, todos os produtores, todo mundo que está ligado ao Nelore de alguma forma, trazer para junto para a gente se unir e com isso mostrar todo o potencial, toda a qualidade do Nelore e, dessa forma, a gente crescer juntos, produzindo carnes de qualidade, produzindo carne em volume e ajudando não só todos os elos da cadeia, mas ajudando o nosso País, ajudando o agro nacional a continuar com essa liderança, com essa pujança que a gente tem visto cada vez mais no Brasil”.

CALENDÁRIO

“Mais alguns dias nós já vamos divulgar esse calendário completo. Estamos acabando de ajustar os detalhes com cada unidade, com cada frigorífico participante do circuito, então mais poucos dias e a gente já vai divulgar esse calendário completo, justamente para o pessoal se preparar para participar. […] Lógico que é uma competição gostosa, saudável, é uma oportunidade de mostrar a qualidade do produtor, dos animais e, por conta disso, uma grande oportunidade, uma grande ferramenta de marketing, inclusive. Esse próprio campeonato de animais com pais conhecidos é uma grande oportunidade para os selecionadores mostrarem o resultado da genética dos seus animais, é uma grande oportunidade para os consumidores dessa genética validarem, testarem, medirem na prática o resultado do uso da genética Nelore selecionada. É uma grande oportunidade para todo mundo, para todos os produtores, independente do foco específico em que ele atua, se é seleção, se é terminação, se é confinamento. Mas para todo mundo, uma grande oportunidade de mostrar o seu resultado, mostrar o seu valor e fazer o marketing do seu negócio também”, concluiu.

+ Circuito Nelore 2021 terá categoria especial para progênie de touros conhecidos

Confira no vídeo a seguir a entrevista completa com André Locateli: