Canal de umidade leva chuvas desde o Brasil Central até litoral do Sudeste

Em comportamento típico do clima de verão, pancadas de chuva começam a partir do fim de tarde e atingem MT, MS, GO, TO, MG, BA e litoral no RJ e ES

O que esperar do tempo para este fim de semana? Segundo informações do Inmet atualizadas pelo seu coordenador regional Marcelo Schneider, doutor em meteorologia pela USP, um canal de umidade vindo da Amazônia vai criar condições propícias para formação de chuvas no Brasil Central. As precipitações devem passar pelo norte do MS, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, oeste da Bahia e chegar até o litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Schneider inclusive alertou para possíveis tempestades entre sexta e sábado no centro-sul mineiro, sul goiano e divisa com o TO e certas áreas do MT, que terão potencial para receber chuvas fortes. No sábado, a configuração muda para o centro-norte de MG.

Na faixa leste do país, entre o RS até o sul do ES, a tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas no fim de semana por conta de uma frente fria que vem do oceano. Enquanto isto, entre sexta e sábado a divisa do MS com MT terá zonas acima dos 30ºC e pode chega a até 38ºC no interior da Bahia, Pernambuco e interior do Piauí, que ainda têm umidade em baixa.

No domingo, as chuvas recuam em área e chegam com mais intensidade no estado de SP, trazendo precipitações para o interior. No MT, o acumulado de chuvas pode começar a trazer problemas para o embarque de gado, o que ocorre normalmente a partir desta época do ano.

Veja os mapas e a previsão completa do tempo para a segunda semana de dezembro no vídeo abaixo: