Carretas adaptadas a condições locais melhoram transporte boiadeiro

Veículos que se ajustam aos tipos de estradas e demandas de cada região, além de capacitação dos motoristas, reforçam segurança das viagens

“Faça chuva ou faça sol, a gente tem que puxar o boi”, reforçou durante entrevista concedida ao programa desta sexta, 06, a coordenadora regional do transporte de gado de TRP, Ana Gisele Vidoto Calixto. No quadro Giro na Estrada, a profissional que responde pelo transporte de gado para o Vale do Araguaia mato-grossense, Goiás, Bahia, Pará e Tocantins, falou sobre o trabalho que a companhia está fazendo para atender a demanda específica dos pecuaristas destas regiões.

“Na TRP hoje a gente tem uma frota nova, os nossos veículos a gente renova com, no máximo, três anos. As nossas carretas bezerreiras, que são as carretas de três eixos […] são totalmente voltadas para o bem-estar animal, então não têm rampa fixa, têm elevador, isso facilita muito o embarque. E a bezerreira também facilita as negociações de gado magro, traz um volume maior. Além destas carretas bezerreiras, a gente está crescendo bastante na frota nas carretas de um piso. […] São mais fáceis de embarcar e por, serem menores, têm facilidade de acesso, […] então a gente está diversificando o nosso transporte para conseguir atender qualquer tipo de animal”, disse Gisele.

As carretas menores, inclusive, contribuem para manter a agenda de embarque de gado em meio à temporada das chuvas, pois em condições adversas das estradas, estes veículos são mais práticos para manobras ou reboques.

“E aí tem o lado dos treinamentos que a gente faz com a equipe também, que vão refletir em benefícios para o pecuarista. A gente trabalha em treinamentos de bem-estar animal, são quatro ciclos por ano, então a gente treina a equipe a cada três meses”, completou a coordenadora. Segundo Gisele, os treinamentos também contemplam campanhas de segurança, como direção defensiva.

Ainda durante o Giro na Estrada, o coordenador de logística do boi gordo da Friboi, o Leonardo Vieira, disse que as unidades de abate da companhia contam com profissionais dedicados ao transporte boiadeiro para atender os pecuaristas e desenhar a melhor estratégia para a etapa da panha do boi.

Vieira pediu também que os pecuaristas fiquem atentos às condições das estradas e, principalmente, das pontes em meio a esta época do ano, em que as chuvas ainda estão começando. “Vamos observar como está os travesseiros das pontes, como estão na parte de suporte delas, se está bem feito, bem estruturado, evitar o problema”, comentou.

Veja na íntegra o quadro Giro na Estrada desta sexta, 06, pelo vídeo abaixo: