Carretas do Hospital de Amor rodaram o equivalente a quatro voltas ao redor da Terra em 2017

Com o diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser feito nas unidades móveis, tratamento custa até dez vezes menos e chance de cura salta de 55% para 95%

Nesta terça, 11, o Giro do Boi recebeu em seu estúdio o pecuarista e diretor voluntário do Hospital de Amor, o antigo Hospital do Câncer de Barretos, Rubikinho Carvalho, coordenador da campanha O Agro Contra o Câncer. A iniciativa completará um ano no próximo mês de outubro e tem contribuído para manter o funcionamento da estrutura da instituição, que tem o maior índice de cura dos casos de câncer em toda a América Latina.

Carvalho fez um balanço das atividades do Hospital em 2017, que atendeu ao todo 170 mil pacientes, de modo 100% gratuito, sendo cerca de 20 mil a mais do que o ano anterior. Foram realizadas ainda 214 mil mamografias no mesmo ano, e que parte delas foi feita pelas 23 carretas-laboratório, equipadas com instrumentos para exames de mamografia e papanicolau. As carretas rodaram em 2017 160 mil km, o equivalente a 4 voltas ao redor da Terra.

Atualmente, a instituição conta com 5 hospitais, sendo três em Barretos (unidades infantil, adulto e tratamento paliativo), um em Jales-SP e outro em Porto Velho-RO, que está funcionando a 80% da capacidade, mas que dentro de um mês, com a conclusão das obras, deverá estar em 100%.

Existem ainda 11 centro de prevenção fixos, que têm uma tarefa essencial. “A única maneira de você ter a cura do câncer é pegar ele no estágio precoce. O tratamento de um câncer de mama no estágios 1 ou 2 custa entre 14 e 15 mil reais e tem 95% de cura. Já um câncer nos estágios 4 ou 5, que é um câncer avançado, custa 140 mil reais para tratar e tem uma chance de cura de 55%. Aí a mulher é mutilada, tem mulheres que demoram até 4 anos, se tiverem a cura, para poder voltar ao trabalho, a uma vida normal”, alertou Rubikinho.

“É pouco para quem ajuda, mas muito para quem recebe”, diz consultor sobre doações ao Hospital de Amor

O AGRO CONTRA O CÂNCER: baixe o termo de adesão e faça parte da campanha

O diretor voluntário destacou ainda que a campanha coordenada por ele, O Agro Contra o Câncer, completará um ano no próximo mês de outubro. “O agro em geral tem sido muito solidário à nossa causa”, celebrou.

Veja a entrevista pelo vídeo abaixo:

Foto: Divulgação / Hospital de Amor