Chove no Nordeste no fim de semana; no Sul, temporais ocorrem a partir de 2ª

CE, RN, PI e MA deverão ver chuvas com certa intensidade a partir desta 6ª; no Sudeste, precipitações podem causar transtornos no sábado

O doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia (órgão vinculado ao Mapa), destacou que as chuvas chegam neste fim de semana ao Nordeste brasileiro.

“A boa notícia é que pelo menos entre quinta e sexta-feira tem chuva no Nordeste, a região parte aqui do Semiárido, indo para a região do Ceará, Rio Grande do Norte e depois, a gente vai ver nos mapas, na sexta chega com uma instabilidade também aqui no Maranhão e no Piauí”, apontou Schneider.

Na sexta está esperada também chuvas no sul do Amazonas, noroeste do Mato Grosso e em Rondônia. “O mapa da sexta-feira de acumulado mostra chuvas intensas no Rio Grande do Sul. Vai um aviso pro Rio Grande do Sul de que pode ter alguma chuva forte, principalmente nas áreas que estão precisando. A chuva deve ser ainda irregular, não se projeta grandes acumulados, mas localmente pode até passar dos 30 a 40 mm”, acrescentou.

Já no sábado, poderá haver chuvas no Sudeste, com um corredor entre o sul de Minas Gerais chegando ao Rio de Janeiro, que causam alguns transtornos mas sem a intensidade observada nas últimas semanas.

“A novidade é que de domingo para segunda-feira vai haver o deslocamento de uma outra frente fria e esta frente fria é que deve causar instabilidade com potencial, aí sim, de chuva mais volumosa”, avisou o doutor em meteorologia. Segundo Schneider, os temporais ocorrem no Rio Grande do Sul e, na terça-feira, algumas chuvas mais intensas podem acontecer em Santa Catarina.

Enquanto isso, no interior do país as chuvas ficam mais irregulares e distribuídas, disse o coordenador regional do Inmet, seguindo tendência de temperaturas elevadas. Já no meio da próxima semana, estão previstas mais precipitações para MG e GO, além do Matopiba.

Veja a previsão completa pelo vídeo abaixo: