Chuva avaria ponte e impede embarque de boi gordo em Itapagipe-MG

Especialista em logística alertou para níveis pluviométricos que incidem sobre as estradas das zonas rurais de maneira repentina, prejudicando a passagem de carretas boiadeiras

Não é só no grandes centro urbanos que a danificação de pontes está prejudicando os motoristas. No quadro Giro na Estrada desta sexta, 16, o ponto de atenção para a logística do boi gordo veio do Triângulo Mineiro, mais precisamente da zona rural do município de Itapagipe.

Nesta semana, a chuvarada que contribuiu para a formação de pontos de atoleiro na Estrada da Ponta dos Paulas impediu um dos embarques de gado gordo na região, apesar dos esforços de pecuarista, motoristas e demais colaboradores para conserto de uma ponte. “Os pecuaristas têm visto isto e, felizmente, ajudado e auxiliado nesta operação”, disse Vieira, ponderando que neste caso não foi possível cumprir a tarefa.

A intenção do embarque era levar um lote de gado gordo até a unidade de Iturama-MG, o que não foi possível. Em casos similares, de abate de lotes menores, é possível fazer o reagendamento do abate mais prontamente, mas quando trata-se de um grupo maior de animais, o nível de dificuldade de novo agendamento aumenta, daí a importância da comunicação entre o pecuarista e os responsáveis pela logística do gado gordo para prever tais situações.

“É um alerta porque quando a chuva vem do dia para a noite e não tem como fazer esse atendimento ou esse conserto, tanto pecuarista como indústria acabam tendo problemas. Fica o recado para todos os pecuaristas: vamos olhar estruturas, estradas, pontes e acessos para que a gente evite problemas tanto no dia do embarque quanto no dia a dia da operação do pessoal de sua fazenda. […] Muita gente fez o dever de casa, arrumou as estradas e estruturas, mas mesmo assim está vindo muita chuva, alto índice pluviométrico, principalmente de um dia para o outro. Tem regiões que em um dia só está chovendo volumes que seriam praticamente o equivalente para a semana toda. Em alguns estados já teve chuva para o mês inteiro”, alertou.

Veja os registros completos no player abaixo: