Circuito Nelore de Qualidade evidencia melhoramento genético da raça no Brasil

Entre os vencedores das etapas dos abates técnicos realizados pela Nelore do Brasil, destacam-se pecuaristas tradicionais na seleção da raça por meio do PMGZ

Enquanto o Circuito Nelore de Qualidade, promovido em parceria entre a ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) e a Friboi, avança em 2019, é possível constatar o melhoramento genético da raça. Entre os vencedores de etapas realizadas até aqui, dois deles são selecionadores tradicionais de Nelore, integrantes do PMGZ, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos desenvolvido pela ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

Conforme divulgado pela assessoria do circuito, “Carlos Alberto Mafra Terra e Epaminondas de Andrade conquistaram a Medalha de Ouro no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos respectivamente nas etapas de Redenção/PA e Araguaína/TO, do Circuito Nelore de Qualidade”.

“A Fazenda Vale do Boi, de Epaminondas Andrade, trabalha com o melhoramento genético da raça Nelore há mais de 40 anos, com foco na comercialização de matrizes e reprodutores Nelore PO avaliados pelo PMGZ. “Além disso, também produzimos animais para cria, recria e engorda. Nosso criatório figura entre os primeiros a aderir ao programa de melhoramento genético da ABCZ”, destaca o criador. De acordo com o selecionador, esse não é primeiro prêmio que a propriedade recebe. A fazenda já foi laureada outras três vezes no Circuito. “Gostamos de participar dessas avaliações porque mostra que o nosso trabalho de seleção para produção está no rumo certo”, comemora Epaminondas”, consta no comunicado.

Já na propriedade de Carlos Alberto Mafra Terra, a ferramenta faz parte de um conjunto de medidas para a seleção do Nelore. “Essa ferramenta é um grande diferencial, pois esses animais abatidos são filhos de reprodutores avaliados pelo PMGZ. Além disso, realizamos as avaliações intra rebanho, incluindo ultrassonografia de carcaça, com o intuito de sempre melhorar nossa produtividade e a qualidade da carne Nelore oferecida ao consumidor final”, disse Mafra à assessoria.

Veja mais detalhes: