SOMBRA E ÁGUA FRESCA

Colocar o boi na sombra reduz a pegada hídrica da pecuária de corte

Estudo da Embrapa aponta que sombrear o confinamento aumenta a produtividade do gado. Confira mais detalhes com o zootecnista Júlio Palhares

Dia 1º de março de 2022, o Giro do Boi exibiu um vídeo do zootecnista Júlio Palhares, doutor em ciências da engenharia ambiental pela e pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, que de acordo com o especialista, uma pesquisa validou que o uso de sombra no confinamento otimiza a pegada hídrica da pecuária de corte.

“Neste estudo nós avaliamos a produtividade hídrica dos animais. A produtividade é a relação de quilos de peso vivo por litros de água”, disse em resumo o pesquisador.

O estudo observou tal produtividade em dois grupos. Em primeiro lugar, animais sob sombra durante o ciclo de confinamento. Além disso, fizeram parte do experimento animais que estavam sob a incidência direta do sol.

Os animais que estavam sob sombra tiveram uma produtividade 10% maior do que os animais que estavam a pleno sol. Então, o que isso significa? Que nós conseguimos, com o mesmo litro de água, produzir mais quilos de carne”, analisou.

Justificativa

Em seguida, Palhares explicou o motivo de tal mudança na pegada hídrica. “Os animais que estavam sob sombra consumiram em média três litros a menos de água por dia do que os animais que estavam sob o sol.

“Assim, nós comprovamos que a oferta de sombra tem benefícios de bem-estar animal, porque melhora o conforto térmico desses animais em confinamento. Além disso, tem benefícios na questão ambiental, porque torna o uso da água mais produtivo. E, consequentemente, nós podemos oferecer para a sociedade, para os consumidores, um produto que agrega essas duas coisas. Bem-estar animal com valor ambiental”, disse por último.

 

Portanto, o consumo menor de água diário desses animais, relacionado à maior produção de quilos de carne por eles, reverteu positivamente em nós termos uma produtividade 10% maior”, detalhou.