Com ajuda de programa de gestão, fazenda reduziu idade ao abate em um ano e meio

Na estreia da série Repórter Nissan, veja o caso de sucesso da Fazenda Ciriana, em SP, que reduziu idade ao abate de 3,5 anos para até 22 meses mantendo peso médio de 22@

Estreou no Giro do Boi desta segunda, dia 30, a nova série especial Repórter Nissan, que vai apresentar ao Brasil o melhores exemplos de sucesso de fazendas de pecuária de corte do Brasil. A série é fruto de parceria entre o Canal Rural, Canal do Criador, Giro do Boi, a montadora Nissan e o programa de capacitação em gestão e comparação de resultados Fazenda Nota Dez, uma iniciativa do Instituto Inttegra e do Friboi

Na reportagem de estreia, a primeira parada da equipe do Giro do Boi foi no interior de São Paulo, município de Ipeúna, onde está localizada a Fazenda Ciriana, conduzida pela família Denardi. Em apenas três safras, a propriedade conseguiu reduzir a idade de abate da boiada de três anos e meio para apenas 22 a 24 meses com as mesmas 22 arrobas de peso médio. Para tanto, contou com a ajuda do levantamento e comparação de indicadores proporcionados justamente pelo programa Fazenda Nota 10.

Em entrevista à equipe do Giro do Boi, o pecuarista Rangel Denardi contou a origem de sua família, da propriedade e resumiu alguns dos principais indicadores da Fazenda Ciriana. Apesar do produtor revelar que a fazenda está entre as top rentáveis, a busca pela melhoria é incessante.

“Estamos melhorando. O Fazenda Nota 10 nos mostra muito isso. Esse ano a gente fechou com 81% (de taxa de prenhez), mas tem margem para melhorar. […] Tem muitos índices que a gente precisa melhorar. E no Fazenda Nota 10 a gente compara, via benchmarking, e consegue ver onde não está indo tão bem. Tem números que a gente está indo bem, o GMD nosso é muito bom, a gente está entre as top rentáveis, isso a gente comemora. Mas tem números que a gente precisa melhorar, como o custo/cabeça/mês nosso, que é alto. […] A mortalidade nossa ainda está elevada, a gente precisa melhorar esse índice. […] Nós estamos tendo 2,3% e geralmente é 1,6 a 1,7%, então realmente está elevado, a gente precisa reduzir. […] O GMD nós conseguimos nessa última safra que a gente fechou agora, 20/21, 497 gramas, quase 500 gramas. Para cria, recria e engorda, o ciclo completo, é um número bom. Lógico que o confinamento puxa com a garrotada, mas a gente tem a vacada também” revelou.

No confinamento, o GMD chega a até 1,650 kg por dia na garrotada que é 90% crioula da fazenda, ou seja, impulsionada pela boa escolha da genética. Por outro lado, a lotação ainda é um ponto a ser melhorado, onde a fazenda busca salta de 1,3 UA/ha para 1,7.

Relembre aqui entrevista recente de Rangel Denardi ao Giro do Boi:

+ “Reunião taca pedra” ajudou criador a corrigir problema e acelerou engorda de bois em SP

Um dos principais resultados já alcançados foi a redução da idade média ao abate sem prejuízo ao peso médio. Com genética adequada e um manejo nutricional que permite que os garrotes já cheguem “embalados” ao confinamento, a fazenda trouxe a idade média ao abate de 3,5 anos para 22 a 24 meses com as mesmas 22@ desejadas.

“Nós estamos trabalhando com bastante empenho para cada vez mais estar melhorando carcaça, acabamento de carcaça, e a era deles também, cada vez mais pesados e mais precoces, tentando melhorar”, confirmou o gerente da Fazenda Ciriana, Francisco Ramalho Maciel.

Outro melhoria essencial para a propriedade foi o descarte das vacas em recria, matrizes inclusive que nunca haviam dado cria. “Muita vaca a pasto que a gente não tinha acompanhamento nenhum, de quatro anos para cá temos acompanhado todas as vacas, acompanhado todos os bezerros nascidos, então a gente acaba tendo mais cabeça para organizar a casa. Acaba tendo mais rebanho, capacidade de rebanho, não fica vaca perdida. Isso acaba aumentando a lotação”, relacionou Francisco.

+ Leia aqui mais conteúdos relacionados ao programa Fazenda Nota 10

No vídeo a seguir é possível assistir a reportagem completa do primeiro episódio da série Repórter Nissan, gravado na Fazenda Ciriana, no interior de São Paulo: