Com IATF é possível eliminar o touro de repasse?

O zootecnista Rafael Cassiolato deu dicas importantes no quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 24 

Será que com a adoção de protocolos de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) é possível deixar de lado o touro de repasse? A dúvida veio do telespectador e pecuarista Ticiano Ramos, do município de Esplanada, no litoral norte baiano.

Ele disse que faz cria com gado Nelore e, há um ano, entrou para o mundo da inseminação artificial. Ramos quer saber se está certa a sua pretensão de fazer três protocolos de IATF e eliminar o repasse com touros, descartando as matrizes que ficarem vazias.

A ideia do produtor está corretíssima, segundo o zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina.

“Esse caminho é bastante interessante. Com certeza, com três IATFs, você pode eliminar esse touro de repasse na fazenda”, diz Cassiolato.

Outro ponto importante nessa questão é que com a IATF, o produtor estará usando um touro melhorador e que vai conferir mais qualidade para seus futuros animais.

“Isso nos dá a possibilidade de colocar o material genético superior. Sejam Nelore para pensarmos em fazer fêmeas ou fazer animais machos mais rústicos para terminação. Ou seja, para o incremento de cruzamento com Angus e outras raças”, diz o especialista.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Faça como o telespectador acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre inseminação artificial ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda. Envie pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].