Com início do “verão” da Região Norte, boi a pasto dá lugar ao confinamento

Com diminuição de chuvas e calor mais intenso, engorda em pastagens começa a ser substituída pela ração em cocho por pecuaristas no Pará e Tocantins

O pecuarista do Norte do Brasil está começando a ficar atento para a virada do clima. É nesta época do ano que tem início o chamado “verão” para a região, com diminuição das chuvas e aumento da intensidade do calor, afirmou ao Giro do Boi desta quinta, 25 , o gerente regional de originação da Friboi para o PA e TO, Rodrigo Fagundes.

“Agora com esta mudança do clima, a gente nota que as chuvas aqui no Norte do País, no Pará, no Tocantins, já começaram a diminuir, o sol começa a vir com um pouco mais de intensidade, já tem muito boi fechado no confinamento, vai começar uma virada de ciclo […] Agora muda um pouco o ciclo de pecuária, de produção aqui do Norte”, explicou Fagundes.

Fagundes aproveitou a oportunidade para fazer um convite aos fornecedores para que participem dos abates técnicos do Circuito Nelore de Qualidade 2019, já com agenda confirmada para três unidades da regional Pará e Tocantins:

– 31 de maio e 1º de junho em Redenção-PA;
– 05 e 06 de junho em Araguaína-TO;
– 10 e 11 de setembro em Marabá-PA.

Para ilustrar a qualidade dos animais Nelore da região, Fagundes registrou em imagem um lote de novilhas Nelore enviadas para abate recentemente pela Mafra Agropecuária, de Redenção-PA, que foram terminadas com peso médio de 18,4@.

Antes de encerrar sua participação no Giro do Boi, Fagundes mencionou ainda o apoio da Friboi ao 1º Leilão Apaexonado pela Vida, em prol da Apae de Marabá-PA, que será realizado neste domingo, 28, em Marabá.

Veja a entrevistas completa com Rodrigo Fagundes: