Como abrir vaga de emprego na fazenda? E como ser um bom candidato?

No segundo episódio da série especial “Gestão de Pessoas na Fazenda”, consultora Jack Lubaski ajuda patrão e campeiros a preencherem os postos de trabalho

Nesta sexta, 17, em mais uma edição do quadro “Gestão de Pessoas na Fazenda”, a pedagoga, jornalista e consultora em gestão de pessoas e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento, Jacqueline Lubaski, reuniu dicas essenciais para o pecuarista abrir uma vaga de trabalho na fazenda e também para os profissionais interessados aproveitarem as oportunidades.

“Você, proprietário que vai contratar, crie o perfil da sua vaga. Às vezes o gestor contrata e, na pressa, contrata o primeiro que aparece e aí, consequentemente, esta pessoa que estará lá não vai dar certo porque foi o primeiro que chegou e você contratou, sem nem mesmo ter criado um perfil de quem você realmente estava procurando. A emergência nunca é favorável, vamos dizer assim”, relatou Lubaski.

Como encontrar a combinação perfeita entre peão e patrão?

A especialista informou como é que o pecuarista deve identificar o perfil que precisa para o preenchimento da vaga com a pessoa certa, sempre trabalhando com antecedência. “Vai iniciar o momento de vacinação? Você já sabe que você vai precisar realmente de mais pessoas dentro da sua equipe. Comece com antecedência, crie o perfil de quem você está procurando – escolaridade, se é um profissional que vai precisar anotar toda a parte de vacina, ou lotes. Se for numa estação de monta, é um vaqueiro que precisa anotar, que vai ajudar na IATF, enfim. Crie o perfil e exatamente quanto mais estiver claro este perfil, mais fácil será para você encontrar a pessoa certa”, recomendou.

Por sua experiência no setor, Jacqueline indicou que às vezes as altas expectativas podem atrapalhar a busca do pecuarista, que, por exemplo, pode estar buscando um profissional qualificado até demais para determinada função. Por isso, recomendou que o produtor, ou gestor, deve trabalhar dentro das possibilidades. Caso sejam necessários conhecimentos específicos, informar na vaga se precisa de cursos como primeiros socorros, aplicação de medicamentos, inseminação artificial, por exemplo.

Além disso, é essencial informar as condições de trabalho, como se o profissional irá dormir no alojamento ou em uma casa, se é uma vaga para solteiros ou se pode levar a família para a fazenda, indicar se tem base salarial e benefícios ou se fica a cargo de entendimento entre as partes.

Fazendas mais lucrativas do Brasil pagam mais a funcionários

Como premiar os funcionários de uma fazenda de pecuária de corte?

Lubaski também deu dicas para os profissionais que buscam uma vaga de emprego, destacando que um dos principais erros é não buscar a história da fazenda e se ele mesmo se identifica com as origens e valores daquela propriedade. “E para você, colaborador que está buscando a tão sonhada vaga de trabalho, também é muito importante primeiro você conhecer a empresa que você está se inscrevendo […]. Você tem que verificar exatamente se é a empresa que se identifica com você, então verifique a história dela, quais são os princípio, qual o objetivo desta fazenda, tente entender ali no seu ambiente como que é a imagem dela perante a sociedade, ali na região, se é uma empresa boa, se é uma empresa que paga em dia, que paga, no mínimo, certo, se é um local em que o ambiente de trabalho seja harmonioso. Isso é o principal – nem é o salário que a gente deve tanto ir em busca, mas um ambiente em que as pessoas se respeitem”, sugeriu.

Quem não conhece a fazenda não tem como defendê-la, destaca especialista

Relembre o primeiro episódio do quadro Gestão de Pessoas na Fazenda:

+ Pecuarista, sua fazenda tem cultura organizacional?

Veja também:

Assista e faça download das palestras em PDF do Webinar Giro do Boi – Segredos dos gestores das melhores fazendas

Confira o segundo episódio no vídeo a seguir: