Como acertar o cruzamento de touro Nelore em vaca Brahman x Tabapuã?

Criador de Pérola-PR tem vacas resultado da cruza dos dois zebuínos e quer saber se dá certo cobrir com reprodutor Nelore; veja ponto de atenção indicado por especialista

O criador Neori Baesso, de Pérola, no interior do Paraná, disse em mensagem ao Giro do Boi que possui matrizes resultado da cruza de zebuínos Brahman x Tabapuã e quer saber se acertará no resultado se cobrir estas fêmeas com touro Nelore.

O zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, esclareceu um ponto principal para que o pecuarista tenha sucesso: ter informações dos indivíduos que geraram suas animais – incluindo o reprodutor Nelore a ser escolhido. “Mais importante do que se o cruzamento vai dar certo ou não é o indivíduo que você tem em mãos, que no caso são estas fêmea. Principalmente também o touro que você vai utilizar como indicação neste cruzamento”, alertou.

“Suas fêmeas provêm de duas raças realmente importantes dentro do Zebu por aliar características de crescimento, de peso, em que o Brahman é muito forte nisso, com o peso e habilidade materna em que o Tabapuã é muito forte. E o Nelore é uma raça realmente muito forte para peso, para as características reprodutivas. Este cruzamento é possível, desde que você realmente tenha assessoria nas indicações deste touro que você quer utilizar, e nós temos aí a ferramenta através do sumário de touros do PMGZ de todas as raças zebuínas, tanto de corte quanto de leite, que é uma referência para você ver realmente o produto mais adequado ao seu sistema de produção”, recomendou.

Leia também:

+ Vou obter bons resultados cruzando o Tabapuã com Nelore?

+ Zebuíno mais criado no planeta, Brahman está presente em mais de 70 países

+ Posso confiar na avaliação genômica dos meus tourinhos?

+ Que DEPs devo buscar para aumentar o peso à desmama dos meus bezerros?

Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa:

Foto: Reprodução / Facebook ANCP