Como aplicar fósforo na pastagem?

Agrônomo responde dúvida de pecuarista sobre a possibilidade de fazer adubação de cobertura com fósforo; confira as dicas para realizar o manejo

Para que se tenha noção da importância do fósforo para a pecuária de corte, cada boi abatido com 500 kg, por exemplo, tem cerca de 5 kg de fósforo na sua carcaça, conforme já havia dito ao Giro do Boi o engenheiro agrônomo, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária Wagner Pires, embaixador de conteúdo do Giro do Boi no quadro “Pastagem de A a Z”. A partir deste dado é possível perceber a relevância de o produtor repor o elemento no solo. E quais são as alternativas para fazer isto?

Nesta segunda, 02, o Giro do Boi ajudou o pecuarista Luciano Divino da Costa, de Santana do Araguaia, estado do Pará, que enviou a seguinte dúvida: “o fosfato pode ser feito como cobertura ou tem que fazer incorporação?”. Quem respondeu a questão foi o próprio Wagner Pires.

“Você pode aplicar o fósforo, sim, em cobertura. O que acontece? O fósforo tem um caminhamento no solo muito lento, muito demorado, mas nada impede que a raiz venha até o fósforo. Quando você faz a aplicação do fósforo em cobertura, logo que a planta percebe e ela detecta o fósforo, começa a ter uma multiplicação de radicelas próximas à superfície e estas radicelas vão absorvendo este fósforo e ele caminha por toda a planta e é absorvido por ela. Você vai com certeza ter resultado”, indicou Pires.

Mas dentro da aplicação de cobertura, o pecuarista tem decisões a tomar. “Eu aprecio muito para recomendar para os meus clientes o fósforo de baixa solubilização ou mescla, que é, no caso, […] um pouco de alta solubilização e um pouco da baixa. Por quê? Porque você tem muitas áreas normalmente. Todo pecuarista tem muitas áreas para fertilizar na fazenda então é interessante que tenhamos um fósforo que leve três, quatro anos para solubilizar totalmente e este seria um fosfato natural reativo, um Arad ou um Bayovar ou uma mescla com os dois tipos de fósforo. […] A partir do momento que você já elevou os níveis de fósforo na pastagem, aí você pode começar a partir para um modelo de fósforo mais rápido disponível como um Map ou um super simples”, completou o agrônomo.

Veja aqui a última edição do quadro Pastagem de A a Z:
+ Aprenda a fazer adubação de pasto

Confira os detalhes da resposta de Wagner Pires no vídeo abaixo: